MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Jornalista apresenta exposição fotográfica sobre ferrovias do RS

Publicada em 24/05/2019
Jornalista apresenta exposição fotográfica sobre ferrovias do RS | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Assunção registrou todas as paradas ao longo de quatro dias de viagem

O transporte de passageiros através das linhas férreas do Rio Grande do Sul já caiu em desuso há algumas décadas, principalmente após a popularização das linhas de transporte intermunicipal via ônibus. Muitos representantes das novas gerações nunca viram um trem ao vivo, e a maioria nunca teve a oportunidade de sentir a vibração de um ganhando velocidade. E é justamente com essa nuance saudosista que o jornalista Alício de Assunção realiza a exposição "Nos trilhos do Rio Grande". A mostra itinerante inaugurou quinta-feira, na Galeria Edmundo Rodrigues, junto à Secretaria de Cultura do município, no Palacete Pedro Osório.

Filho de ferroviário, Assunção conheceu, ainda criança, o charme e a popularidade dos gigantes de ferro, que cortavam as ferrovias do Estado. Em dezembro de 2018, em uma excursão de quatro dias, o jornalista revisitou esses dias da infância, quando percorreu 800 quilômetros por ferrovias do Rio Grande do Sul a bordo do trem turístico da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Durante a viagem, registrou a parada em diversas estações, túneis e viadutos. E isso acabou gerando uma exposição com 40 fotografias.

Após encerrar a exposição, a ideia de Assunção é reunir todas as imagens em livro, retratando dezenas de estações ferroviárias do nosso Estado, como um grande inventário fotográfico. "Vejo essa exposição como uma forma de divulgar e conscientizar as pessoas para que preservem essas memórias. Algumas estações estão preservadas, mas poucas. A maioria está destruída", explica.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br