MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre homenageia Danúbio Gonçalves

Publicada em 27/05/2019
Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre homenageia Danúbio Gonçalves | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Xilogravura de topo 1953 “Espera” - “Xarqueada”

Um painel com seis gravuras produzidas de 1953 a 1990, pelo artista plástico Danúbio Gonçalves, será aberto para visitação amanhã, 28, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, em Porto Alegre. A mostra segue até 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Danúbio dirigiu o Atelier Livre da prefeitura de 1963 a 1978, instituição que formou artistas atuantes na capital gaúcha, tendo um papel decisivo na modernização do campo artístico local.
Conforme a coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Adriana Boff, as obras pertencem à Pinacoteca Aldo Locatelli, que é do município de Porto Alegre. Ela ressaltou que Danúbio influenciou vários artistas na área da gravura tanto no Atelier de Cultura quanto no Atelier de Litografia que funcionam no Centro municipal.
Segundo Adriana, o bajeense converteu a gravura num modo de vida consciente da premência de uma sociedade mais justa e junto a outros artistas, criou os Clubes de Gravura em Bagé e em Porto Alegre. “Ganhou o mundo, mas sem perder um certo sentido ético do fazer artístico. Gravou e pintou, mas também "desenhou" um novo horizonte: geração após geração foi formada pelo mestre que marcou o Atelier Livre Xico Stockinger da prefeitura com a sua generosidade em ensinar a técnica enquanto exercício da mais profunda liberdade", declara.
Para a coordenadora, o legado deixado por Gonçalves ainda é potente a ponto de não apenas ter deixado marcas profundas no panorama da arte gaúcha e nacional, mas, com certeza, em algum lugar do Rio Grande continua a influenciar jovens artistas que estão criando obras para fazer deste um mundo melhor.

Danúbio Gonçalves (Bagé 1925 – Porto Alegre 2019)
Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (avenida Érico Veríssimo, Nº307)
Em cartaz de 28 de maio até 26 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Informações: a.livre@smc.prefpoa.com.br ou (51) 3289-8057
Visitação gratuita

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br