ANO: 25 | Nº: 6335
28/05/2019 Cidade

Antes do inverno, Albergue Municipal já registra lotação

Foto: Tiago Rolim de Moura

Pernoites são disponibilizados a partir das 18h
Pernoites são disponibilizados a partir das 18h

Com a proximidade do inverno, a tendência é que moradores de rua busquem abrigo no Albergue Municipal de Bagé. O aumento na procura de vagas e acolhimento, aliás, é uma prática comum nos meses mais frios. O espaço oferece 17 vagas e, mesmo com as temperaturas amenas, normalmente, já fica com a lotação esgotada. O local foi modificado há dois anos e passou a disponibilizar de 13 para 17 vagas.

De acordo com a coordenadora de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, Lizandra Lucas, houve algumas mudanças no atendimento da casa. Atualmente, fecha apenas das 11h30min as 13h30min e permanece o restante do dia aberta.

Lizandra informa que, além do pernoite que funciona a partir das 18h, no local, são realizados encaminhamentos para cursos profissionalizantes, serviço de assistência social e busca ativa de moradores de rua.

Conforme ela, a maioria das pessoas que utilizam o Albergue, na atualidade, são de Bagé, mas há frequentadores de outras cidades também. Na maioria das vezes, os albergados são pessoas em condição de pobreza extrema, pela interrupção ou fragilidade dos vínculos familiares e, ainda, pela falta de moradia convencional regular. "Não pode estar sob o efeito de álcool ou droga", alerta sobre um dos requisitos para ter o atendimento garantido.

Existe um público que vai ao local diariamente e outros são esporádicos, comenta Lizandra. Ela comenta que os albergados recebem produtos de higiene pessoal, além de janta e café da manhã. "Também são encaminhamos para o almoço no Restaurante Popular", conta.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...