MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Exemplares de Aceguá e Bagé se classificam para a Nacional da Morfologia

Publicada em 28/05/2019
Exemplares de Aceguá e Bagé se classificam para a Nacional da Morfologia | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cataluña Feitiço, da Estância da Lata, foi o Grande Campeão entre os machos

Dois cavalos de Aceguá, um macho e uma fêmea, e um de Bagé integram a lista dos oito exemplares classificados para a Nacional da Morfologia da raça Crioula durante a etapa de Alegrete, realizada entre os dias 24 de 26 de maio, no Parque de Exposições Doutor Lauro Dornelles. Ao todo, 72 animais passaram pela Exposição Passaporte.
A colorada Basca Destemida foi o destaque da Exposição. Consagrada Grande Campeã e a Melhor exemplar da Raça, ela é filha de Basco Onassis, o principal reprodutor atual da Cabanha Basca, de Uruguaiana. Junto dela, o estabelecimento já passaporteou outros sete animais no ciclo 2019. Como criadora e expositora da fêmea campeã, Mariana Franco Tellechea viu uma passaporte bastante disputada e demonstrou profunda satisfação com sua equipe.
Ainda entre as fêmeas, a quarta posição ficou com Nativa da Cabanha Santa Fé, do criador e expositor Gilberto Rodrigues de Freitas, da Cabanha Santa Fé, Aceguá. O município, também denominado de Princesa da Fronteira, brilhou, de fato, entre os machos, com o campeão da categoria na etapa. Cataluña Feitiço, do criador e expositor Pedro Gonzalez Neto, da Estância da Lata, liderou a avaliação dos jurados. Em seu encalço, na segunda posição, figurou Campana Echo a Mano, do criador e expositor Mário Móglia Suñe, da Cabanha Campana, de Bagé. Estes três exemplares foram os classificados para a Nacional pela Campanha gaúcha.
O evento foi uma parceria da Associação dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e do Núcleo de Criadores de Alegrete - o mais antigo em funcionamento, com 37 anos. O presidente do Núcleo, Ricardo de Freitas, mostrou satisfação com a realização da disputa morfológica, já que a última vez em que o município recebeu uma Passaporte foi há três anos. "O público gostou bastante, muitos vieram nos parabenizar. Ficamos muito contentes com o nível dos animais; com certeza nos representarão muito bem em Esteio", acredita.
O julgamento ficou a cargo do ex-presidente da ABCCC, Manuel Luis Benevenga Sarmento. Para ele, a qualidade dos exemplares não é surpresa, por conta da história que Alegrete carrega dentro da ABCCC. "Os oito escolhidos são animais expressivos, com linhas leves, suaves, bem unidas, que é como eu vejo a morfologia da raça. Isso encontrei com grande abundância nas fêmeas e de sobra nos machos", mencionou.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br