ANO: 26 | Nº: 6540
28/05/2019 Esportes

Técnico sérvio de basquete realiza treinamento em Bagé

Foto: Yuri Cougo Dias

Atividade ocorreu com jovens entre 12 e 17 anos
Atividade ocorreu com jovens entre 12 e 17 anos
Com uma proposta diferenciada, apegada rigorosamente nos detalhes técnicos, o técnico sérvio Zeljko Vasiljevic realizou, entre sexta-feira e domingo, no Ginásio Militão, treinamentos com jovens do Bagé Basquetebol Clube (BBC). A atividade integrou o roteiro do Circuito Europeu de Basquete no Brasil e teve a parceria da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Bagé entrou na rota pelo terceiro ano seguido. A primeira foi em 2017, com a vinda do sérvio Mirko Milicevic, bicampeão mundial pela Iugoslávia (1990 e 1998). Na segunda oportunidade, em 2018, os organizadores trouxeram o espanhol Pablo Bernabé Peres. E, neste ano, foi a vez de Vasiljevic, atual coordenador das seleções de base da Sérvia.
Em entrevista exclusiva ao jornal MINUANO, Vasiljevic destacou que a Sérvia tem tradição no basquete ainda antes das conquistas da década de 1990. "O basquete sempre foi forte na Iugoslávia. Quando houve a separação, 70% dos jogadores seguiram na Sérvia. Por isso, fomos nós que herdamos a tradição. Depois das conquistas dos anos 1990, buscamos nos aperfeiçoar ainda mais. Coincidência ou não, os treinadores sérvios são os melhores na Europa", ressalta.
Questionado sobre as diferenças em relação ao basquete brasileiro, Vasiljevic destaca que a principal delas é o tempo dedicado para treinamentos. "Vivemos o esporte nas 24 horas do dia. Em termos físicos, os jovens do Brasil são parecidos com os de lá, talvez, alguns sérvios sejam mais altos. Há talento nos brasileiros, mas precisam ficar mais horas no ginásio. Nessa idade (12 a 17 anos), treinamos até seis horas por dia", enfatiza.
As ações do BBC, vale lembrar, contam com convênio com as prefeituras de Bagé e Candiota; patrocínios de Unicred, Grupo Dallé, Óptica Bagé, Agafarma da Tupy e Nicolini; e apoio de Tterrasul, Rodan Transportes e Papelaria Parceria.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...