ANO: 26 | Nº: 6555
29/05/2019 Cidade

Acadêmicos de Jornalismo da Urcamp assinam coluna semanal no MINUANO

Foto: Arquivo JM

Trabalho e trajetória dos quatro artistas serão esmiuçados em seis colunas semanais
Trabalho e trajetória dos quatro artistas serão esmiuçados em seis colunas semanais

A trajetória dos expoentes da vanguarda da gravura brasileira, o Grupo de Bagé, será contada nas páginas do Jornal MINUANO a partir de hoje, em coluna semanal. E quem assina os textos são os acadêmicos do curso de Jornalismo da Urcamp, como primeira ação dos alunos ingressantes junto ao jornal-laboratório.
A professora orientadora do trabalho, Cristiane Pereira, explica que a atividade faz parte do módulo 2 da Graduação I e envolve 14 alunos, que vão abordar a importância do trabalho do grupo dentro de um panorama nacional, destacando as raízes bajeenses dos artistas. "A ideia é divulgar a história do grupo que é daqui, mas muita gente não conhece, enquanto eles são reconhecidos nacionalmente", destaca.
A primeira ação do projeto foi uma visita dos acadêmicos ao Museu da Gravura Brasileira (MGB), mantido pela Fundação Attila Taborda - Fat/Urcamp, que preserva acervo dos trabalhos e pesquisas sobre o Grupo de Bagé. As integrantes da comissão gestora dos museus da FAT, Maria Luíza Pêgas e Carmem Barros, recepcionaram os estudantes e explanaram, brevemente, sobre a importância dos artistas e sua trajetória. Em seguida, os acadêmicos participaram da exibição do longa-metragem "Grupo de Bagé", do cineasta bajeense Zeca Brito.
A partir dessa primeira atividade, os alunos dividiram os temas, que foram transformados nas seis colunas que serão publicadas pelo MINUANO. O jornal-laboratório é uma das primeiras fontes práticas para os acadêmicos dentro da Graduação I. O novo molde de educação no Ensino Superior adotado pela Urcamp visa a prática do acadêmico, possibilitando que o aluno construa, desde o início do curso, um portfólio que poderá ser apresentado, posteriormente, no mercado de trabalho como um diferencial.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...