MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Governo detalha respostas aos questionamentos sobre desestatizações

Publicada em 29/05/2019
Governo detalha respostas aos questionamentos sobre desestatizações | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acompanhado por secretários, governador recebeu parlamentares na noite de segunda-feira

O documento que detalha respostas a 13 questionamentos sobre desestatizações foi apresentado pelo governo do Estado para mais de 20 deputados estaduais, na noite de segunda-feira. As principais dúvidas giram em torno de quatro temas: aplicação dos recursos (qual o destino dos valores a serem obtidos com a venda das empresas), valuation (avaliação das empresas e restrições em relação à divulgação da estimativa de valor antes do tempo), passivos (dificuldades em identificar o passivo potencial das empresas sem um due diligence criterioso) e funcionários (garantia de estabilidade e extensão de benefícios).
Na avaliação do governador Eduardo Leite, do PSDB, a reunião foi muito produtiva. Os deputados foram convidados a procurar, novamente, os secretários de Estado caso haja mais perguntas. "Assim, com absoluta transparência, os parlamentares poderão chegar às conclusões com a mais absoluta convicção. Podemos afirmar que já há o entendimento da importância da desestatização dessas empresas para alcançar o equilíbrio fiscal do Rio Grande do Sul", explica o tucano. A intenção do governo é encaminhar os projetos à Assembleia Legislativa até hoje, em regime de urgência. As propostas deverão tratar sobre a Sulgás, a CEEE, que tem gerência regional em Bagé, e a CRM, que tem mina de carvão em Candiota.
Os secretários Marco Aurelio Cardoso (Fazenda), Leany Lemos (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Artur Lemos (Meio Ambiente e Infraestrutura) explicaram que a divulgação antecipada do valuation pode prejudicar os resultados com as alienações das empresas, afastando possíveis investidores. Por isso, justifica o texto entregue aos parlamentares, realizou-se o processo em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciado no sábado (25/5), durante a terceira reunião entre os governadores dos Estados que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Gramado. No evento, o governo do Estado e o BNDES assinaram um acordo de cooperação técnica para implementação de projetos de desestatização no Rio Grande do Sul, como privatizações e concessões.
Outra explicação dada foi a questão dos funcionários. O texto apresentado aos parlamentares deixa claro que desestatização é diferente de extinção e que, por isso, os trabalhadores poderão seguir nas empresas, embora não esteja descartada a possibilidade de reestruturações nos quadros das companhias. "O governo já definiu as diretrizes para a elaboração de programas de desligamento voluntário ou incentivado nas empresas estatais e poderá, adicionalmente, dar suporte aos funcionários que venham a ser desligados, através da negociação com os sindicatos, da extensão de benefícios por prazo determinado, e de programas de apoio à reinserção no mercado de trabalho", detalha.
O governador tornou a agradecer aos deputados que votaram a favor da retirada do plebiscito para as desestatizações. A intenção é que o processo de desestatização tenha início ainda neste semestre. A venda ou a alienação das empresas é considerada crucial para a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). "A aprovação da emenda pela Assembleia Legislativa deixou claro, ao governo federal, que o RS está fazendo a lição de casa e levando adiante o compromisso de oferecer condições necessárias à adesão", explicou o governador. A expectativa do governo é aderir ao RRF ainda neste ano.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, a adesão ao RRF, do governo federal, representa um período de transição no qual o Estado poderá se reorganizar financeiramente enquanto busca o equilíbrio em longo prazo. "A aprovação da desestatização dessas empresas é decisiva para que possamos avançar, principalmente, nesse sentido", esclarece.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, do PTB, destaca que a proposta pode ser votada, em 30 dias, caso seja formalizado o regime de urgência de tramitação. As propostas são alvos de críticas da oposição. O líder do PT, deputado Luiz Fernando Mainardi, cobra detalhamento do processo de privatização. Posição semelhante foi apresentada pela líder do PSOL, Luciana Genro. O governo precisa de 28 votos para aprovar as matérias.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br