MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Primeiro encontro de Conselhos de Meio Ambiente inicia amanhã

Publicada em 29/05/2019
Primeiro encontro de Conselhos de Meio Ambiente inicia amanhã | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Debate deve gerar uma carta de reivindicações

A partir de amanhã, representantes de conselhos municipais de meio ambiente e de órgãos vinculados ao tema estarão em Bagé para o primeiro Encontro Estadual dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente . A atividade tem como finalidade fortalecer o diálogo junto ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Além disso, a ideia é propor algumas diretrizes que serão levadas ao Segundo Fórum Brasil de Gestão Ambiental, nos dias 26, 27 e 28 de junho, em Campinas (São Paulo). A programação conta com palestras e dinâmicas de grupo. O evento será realizado no Auditório do Palacete Pedro Osório, a partir das 18h.
Conforme a bióloga e responsável pela educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), Milena Hecht, Bagé participou de uma seleção. "É a primeira cidade do Estado a sediar o encontro, que irá receber representantes de mais de 200 municípios”, declara.
Milena salienta que, além de ser uma forma de divulgar o município, todo debate ambiental é de extrema importância. “Haverá dinâmicas de grupo e será formulada uma carta com reivindicações de Bagé”, relata.
As inscrições estão abertas para órgãos e conselhos municipais de meio ambiente e, também, para comunidade, através do site https://forms.gle/wEX2dSuQvGNhP2mD9, ou no dia do evento, com o setor de Educação Ambiental da Semapa.


Programação

Quinta -feira (30)

18h - Abertura do Encontro Estadual dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente

18h30min. - Palestra “A lei complementar nº 141 de 8/12/11 e os desafios da sociedade e da gestão pública municipal de meio ambiente”

Palestrante: Maurício Fernandes

Especialista em Direito Ambiental

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre;

19h30min. - “Conselho Municipal de Meio Ambiente: atribuições e responsabilidades diante do processo de licenciamento ambiental municipal”

Palestrante: Valtemir Bruno Goldmeier

Mestre em Engenharia

Ex-presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema-RS).

Sexta-feira (31)

8h - “Ciências ambientais no debate dos Comdemas: a contribuição das ciências biológicas no contexto da diversidade dos saberes” - palestrante: Clarice Luz

PhD. E MsC Gerontologia Biomédica

Especialista em Imunologia, Análises Clínicas, Biofísica, Ciências Nucleares

Presidente do Conselho Regional de Biologia – Regional RS/SC/PR;

9h - “A configuração dos Condimas e a lógica das representações municipalistas na defesa da gestão ambiental municipal”

Palestrantes: Representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul(Famurs), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Bagé);

10h - Dinâmica de Grupo – Manifestação das Conselheiras e dos Conselheiros de Meio Ambiente das cidades gaúchas e produção da carta de Bagé para ser apresentada no II fórum brasil de gestão ambiental em Campinas SP, organizar a articulação gaúcha e representação na federação nacional dos Comdemas.

11h - Escolha da Coordenação Gaúcha dos Comdemas e definição da Sede do II Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente.

12h - Encerramento do Encontro Estadual dos Comdemas

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br