MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto de Ecobarreiras do Dilúvio é apresentado em Bagé

Publicada em 29/05/2019
Projeto de Ecobarreiras do Dilúvio é apresentado em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo avalia trabalho para o município

O Gabinete do Vice-Prefeito promoveu, na manhã de ontem, a apresentação do projeto que instalou ecobarreiras no arroio Dilúvio, de Porto Alegre. A intenção é aproximar o conceito da tecnologia de Bagé, a fim de prospectar recursos para implantação de algo similar na Rainha da Fronteira.

O projeto, idealizado pelo presidente do Instituto Safeweb, Luiz Carlos Zancanella, foi apresentado para integrantes do Comitê da Bacia do Rio Negro, ativistas ambientais do Ecoarte, empresários e representantes das estruturas de governo por Anajara Godoi, coordenadora Instituto Safeweb. Ele contou que o projeto começou a ser idealizado por Zancanella, após ele conhecer um projeto pioneiro instalado em Baltimore, Maryland. Depois de anos de estudos de aplicabilidade, as ecobarreiras entraram em ação em 2016 e, até o momento, já coletaram mais de 560 toneladas de lixo.

As ecobarreiras são módulos de plástico, instaladas em diagonal em um ponto fixo do arroio, de uma margem à outra. Com alcance de 20 centímetros de profundidade, os módulos conseguem conter resíduos sólidos maiores como garrafas PET e outros tipos de lixo flutuante. "Estamos realizando apresentações em diversos municípios interessados, sensibilizando sobre a importância do projeto, que além da questão ambiental, também tem um viés social, como a geração de renda através do reaproveitamento de lixo", explica.

Um dos responsáveis pela organização do evento na cidade, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker, destaca que a mobilização mostra a preocupação com o planejamento e as boas práticas das diretrizes de gestão de recursos hídricos, através do Comitê da Bacia do Rio Negro, que também conta com representantes do Uruguai, já que o Rio Negro também corta o país vizinho.

A intenção de Becker é buscar aliados para viabilizar técnica e economicamente um projeto semelhante às ecobarreiras de Porto Alegre em Bagé. "Queremos prospectar recursos junto aos organismos internacionais, criar mecanismos e ferramentas para viabilizar o projeto, que vão impactar não apenas Bagé, mas também o Uruguai", explica.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br