MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Feira reunirá produtores de azeite de oliva em Porto Alegre

Publicada em 30/05/2019
Feira reunirá produtores de azeite de oliva em Porto Alegre | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estado já contabiliza 10 unidades agroindustriais extratoras

Os consumidores gaúchos terão uma boa oportunidade para conhecer a produção de azeite nacional. No primeiro sábado de cada mês, começando no dia 1º de junho, das 8h às 13h, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na capital, irá ocorrer a Feira do Azeite – Safra 2019.

Cerca de 20 produtores gaúchos oferecerão suas marcas de azeite, tanto varietais quanto blends (mistura de dois ou mais azeites elaborados com diferentes variedades de olivas), para compra e degustação. "É uma oportunidade para o consumidor ter contato com o azeite nacional, ainda pouco conhecido, e obter informações diretamente com os produtores sobre as diferentes variedades gaúchas", diz o secretário Covatti Filho. A parceria entre a Seapdr e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) para a realização das feiras vai de junho a dezembro deste ano.

Colheita recorde

Nos últimos anos, o investimento privado na implantação de olivais e viveiros e na instalação de fábricas de azeite no RS passou dos R$ 100 milhões, gerando mais de mil empregos na Metade Sul. O RS é o Estado com maior área e perspectiva para a cultura no Brasil. Considerando-se que mais de 99% do azeite e das azeitonas em conserva consumidos no país são importados, o investimento no setor é promissor e o desafio atual é aumentar a produção. O Brasil é um dos maiores importadores de azeite do mundo.

Com 10 unidades agroindustriais extratoras de azeite operando no RS, a previsão para a safra de 2019 é positiva. Estima-se que será a maior colheita de todos os tempos, com previsão inicial de cerca de 160 mil litros de azeite. Conforme o coordenador da Câmara Setorial das Oliveiras da Seapdr, Paulo Lipp, a pasta está finalizando o levantamento junto às indústrias, mas a safra pode chegar a 180 mil litros, superior aos 58 mil litros de 2018.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br