MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hemopel está com baixo estoque de sangue para abastecer a região

Publicada em 30/05/2019
Hemopel está com baixo estoque de sangue para abastecer a região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Situação pode afetar todas instituições atendidas

No início desta semana, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) anunciou que está com baixo estoque de sangue. A informação foi seguida por solicitação de doações de sangue com fator Rh - (A-, O- e AB-). Na última campanha realizada em Bagé, no sábado, dia 25, foram coletadas 45 bolsas, média bem abaixo das últimas edições, em que foram efetuadas mais de 90 colaborações a cada iniciativa.

O baixo índice de bolsas de sangue estocadas deve afetar diretamente os bajeenses, já que a cidade não conta com Banco de Sangue e depende diretamente do Hemopel. O sangue coletado pelo hemocentro atende os hospitais São Francisco de Paula e Beneficência Portuguesa e o Pronto Socorro Municipal de Pelotas, além de outros 13 municípios da região - Bagé entre eles. A assistente social do Hemopel, Adriana Souza de Mello, destaca que o déficit de bolsas impacta todas as instituições de saúde que utilizam o serviço. "Podem ocorrer cancelamentos de cirurgias se não tivermos o sangue. Por isso, pedimos que a população compareça e doe quando solicitamos, pois acaba sendo uma responsabilidade de todos nós. Hoje é um desconhecido que necessita, amanhã pode ser um de nós, um familiar", explica.

A equipe volante de coleta do Hemopel não prevê realização de coleta extra no município, além da que já está programada para o dia 29 de junho. Mas, como forma de ajudar a evitar situações como esta, de baixo estoque, Adriana orienta que os familiares de alguém que passe por transfusão realizem doações para repor as bolsas utilizadas. "Isso vale para todos, não só para os bajeenses, pois se cada um fizer a sua parte não vai faltar sangue", explica.

Para doar é necessário ter entre 16 e 68 anos, peso superior a 50 quilos. Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. Para realizar a doação é necessário apresentar documento de identidade com foto, estar bem alimentado, ter dormido ao menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br