MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Reitora da Urcamp cumpre agendas em Brasília e Porto Alegre

Publicada em 31/05/2019
Reitora da Urcamp cumpre agendas em Brasília e Porto Alegre | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Coordenador da bancada gaúcha, Giovani Cherini acertou encontro com lideranças para agosto

A reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda, professora Lia Maria Herzer Quintana, cumpriu agendas em Brasília e na capital gaúcha, nesta semana. No dia 28, esteve no 8º Fórum de Reitores do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras -, quando o tema 'Políticas Públicas e os desafios para a Educação Superior no Brasil' foi tópico de debate. Já na quarta-feira, 29, em Porto Alegre, esteve com deputados e, em reunião com o governador do RS, Eduardo Leite, tratou sobre a apresentação do Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) e do Programa de Formação Continuada para professores da educação básica no contexto na BNCC e do RGC e das escolas no RS. Lia Quintana, nas duas capitais, representou a Urcamp e fez parte da comitiva do Comung, onde ocupa a função de segunda vice-presidente.

Em Brasília, a reitora da Urcamp representou o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, ao lado de membros da PUCRS, Unisinos, Unilasalle e Unisc, no oitavo Fórum de Reitores do CRUB. O evento teve a conferência de abertura 'A autonomia Universitária e os desafios da sua efetividade', com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – STF; moderador: reitor Benedito Guimarães Aguar Neto (UPM) – presidente do CRUB. Logo após, iniciaram os painéis, com término ao final da tarde. Os temas abordados foram: 'Realidade e Perspectivas para o Ensino Superior: O Olhar do CNE', com o conselheiro Antônio de Araújo Freitas – presidente da Câmara de Educação Superior do CNE; 'O contexto internacional e as novas políticas para o fortalecimento da pós-graduação', com a professora Sônia Bao – diretora de Avaliação e Presidente substituta da Capes, professora Zena Martins – diretora de Programas e Bolsa da Capes, e professor Mauro Rabelo – diretor de Relações Internacionais da Capes; 'Desafios e perspectivas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil' - Astronauta Marcos Pontes – ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); e Encaminhamento com o tema 'As propostas do CRUB para uma nova política Educação'.

Ainda em Brasília, Lia Quintana foi recebida pelo coordenador da bancada gaúcha, deputado federal Giovani Cherini, e pelo deputado federal Marcelo Moraes. As agendas foram acompanhadas pelo reitor da Unilasalle, professor Paulo Fossati, e pelo professor Vilmar Thomé, representante da Unisc. Também pela Urcamp, esteve presente, na ocasião, o gerente financeiro Sebastião Kaé. Na oportunidade, foi acertado um café da manhã, para o dia 14 de agosto, na Câmara dos Deputados, com o Comung e lideranças gaúchas do poder Legislativo e Executivo.

Na capital gaúcha

Na Capital Gaúcha, a agenda foi com a Diretoria do Comung – gestão 2018/2020 -, composta pela presidente Carmen Lúcia de Lima Helfer (reitora da Unisc); primeiro vice-presidente, Evaldo Antônio Kuiava (reitor da UCS); segunda vice-presidente, Lia Maria Herzer Quintana (reitora da Urcamp); secretário, Cléber Cristiano Prodanov (reitor da Feevale) e tesoureira, Cátia Maria Nehring (reitora da Unijuí). A primeira reunião foi junto ao deputado Fábio Branco, que entregou convite aos reitores para o lançamento da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece no dia 17 de junho. Foi agendada, ainda, uma reunião com o deputado Gabriel Souza, referente ao lançamento da Frente Parlamentar em defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias do RS. E encontro com o deputado Issur Koch, vice-presidente da Comissão de Educação.

A comitiva do Comung também visitou o governador do Estado, Eduardo Leite. O objetivo do encontro foi a apresentação do Comung e a apresentação do Programa de Formação continuada para professores da educação básica no contexto da BNCC e do RGC e das escolas no RS. A reunião foi acompanhada pelo professor Gabriel Grabowiski, da Feevale, e pelo deputado Luiz Henrique Viana.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br