MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp e Prefeitura fecham parceria para realizar regularização fundiária em dois bairros de Bagé

Publicada em 31/05/2019
Urcamp e Prefeitura fecham parceria para realizar regularização fundiária em dois bairros de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Curso orientou técnicos que atuarão no projeto

Como uma primeira ação conjunta, uma parceria entre a Urcamp e a Prefeitura de Bagé promoveu, ontem, o curso de Capacitação de Regularização Fundiária. O engenheiro civil e professor da Universidade de Rio Grande (FURG), Glauber Acunha Gonçalves, foi o responsável por orientar o processo da regularização fundiária e como se dará em Bagé. A abertura oficial do evento ficou a cargo do vice-presidente da Fundação Attila Taborda, professor José Leonardo Castilho, que, no ato, representou a reitora e presidente da FAT, professora Lia Maria Herzer Quintana.
O termo de cooperação entre a instituição de ensino e a Prefeitura consiste num projeto embrionário para regularizar e entregar a titularidade de imóveis para 800 residências, cerca de 3,5 mil pessoas, em dois bairros periféricos da cidade: Habitar Brasil e Morgado Rosa. A Urcamp entra, na parceria, com ajuda multidisciplinar de professores e acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Civil, Direito, Administração e Sistemas de Informação.
Durante a manhã e tarde de quinta-feira, Gonçalves, uma das grandes autoridades deste tema no Rio Grande do Sul, orientou os participantes do projeto sobre todas as etapas para a regularização. "Neste primeiro momento, estabelecemos a metodologia de trabalho e determinamos um prazo que julguemos possível. Agora é mais simples, pois a lei facilita alguns itens que antes estavam emperrados", pontuou.
O engenheiro explica que,em algumas situações, em que a forma de ocupação preservou características urbanísticas, a regularização se limita ao ato de emitir um documento e garantir a segurança jurídica destes moradores, que se resolvem em questão de meses. O que pode gerar mais complicações e morosidade são os casos de situação em área de risco. "Por isso a primeira ação a ser feita é o diagnóstico da ocupação, entender as condições das pessoas que estão ali, diferenciar os tipos de imóveis, prospectar informações destes espaços e da realidade socioeconômica do local", apontou.
O prefeito em exercício de Bagé, Manoel Machado, adianta que a meta é finalizar o processo de regularização nos dois bairros até final do ano e, posteriormente, expandir para toda a cidade. "Realizar a regularização em toda a cidade até o final deste governo é impossível, mas vamos plantar a semente e deixar parte do trabalho já concluída", destacou.
Representando a reitora Lia Maria Herzer Quintana na atividade, o vice-presidente da Fundação Attila Taborda, José Leonardo Castilho, destacou a importância da parceria como uma forma de reafirmar o caráter comunitário da instituição de ensino. "Este é um projeto de fundamental importância e que terá grande alcance. E é papel da Urcamp se manifestar e dar seu apoio neste trabalho social, uma vez que sua maior característica é ser comunitária", afirmou.
Também participaram da atividade o procurador jurídico do município, Heitor Gularte, além de técnicos e gestores de Prefeituras de municípios próximos, como Dom Pedrito, Candiota e Hulha Negra.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br