MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Exposição relembra a história de Vilson Chalart de Souza

Publicada em 01/06/2019
Exposição relembra a história de Vilson Chalart de Souza | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Homenageado foi o primeiro ginete a vencer o Freio de Ouro

A história do primeiro ginete ganhador do Freio de Ouro foi relembrada durante a noite de quarta-feira, 29 de maio, na abertura da Exposição Vilson Chalart Souza - 85 anos de amor ao Cavalo Crioulo, na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé. Mais de 150 pessoas estiveram presentes na inauguração da Mostra que contou com fotografias, troféus, placas de homenagem, depoimentos e músicas marcantes na trajetória do ginete ao lado do Cavalo Crioulo.

Dentre as peças expostas, chamou a atenção do público o couro de Itaí Tupambaé, cavalo conduzido por Vilson em 26 de maio de 1982, responsável por levar o primeiro Ouro. Após marcar história na raça, Itaí despediu-se do ginete repentinamente e, na época, despreparado para uma separação definitiva, Vilson decidiu guardar o couro de seu amado rosilho para nunca esquecer os momentos vividos e tão bem guardados em seu coração ao lado dele.

Essa e outras memórias são compartilhadas em meio às fotografias que revelam a emoção de seus cinco Freios de Ouro, quatro Freios de Prata e dois Freios de Bronze ao longo de sua carreira e podem ser conferidas junto aos demais itens até o dia 12 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Emoção
Representando a diretoria da ABCCC, Manuel Luís Sarmento dedicou suas palavras de homenagem ao também conhecido por "Ginete do Século", além de entregar a Vilson um troféu símbolo do Freio de Ouro como forma de agradecimento a todo seu legado. "Quando começamos a idealizar o projeto funcional para o nosso cavalo, quem nos mostrou que era possível e qual era o caminho foi o Vilson Souza. Em uma época em que víamos muitos homens do campo e a cavalo, mas que faltava a equitação e o preparo, ele trouxe essa escola para todos", assegurou.

Vilson também recebeu homenagens de seu Neto, Pablo Alves, além de belas palavras de autoridades governamentais de Bagé, músicos tradicionalistas como Joca Martins e amigos importantes na construção de sua história como a família Pons, da Cabanha Tupambaé.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br