ANO: 25 | Nº: 6383
01/06/2019 Cidade

Primeiro Simpósio de Equinos conta com mais de 90 inscritos

Foto: Antônio Rocha

Luciana coordenou atividade
Luciana coordenou atividade

O curso de Medicina Veterinária da Urcamp realiza, desde quinta-feira, o 1º Simpósio de Equinos EquiURCAMP. O evento contou com dois dias de palestras e, neste sábado, estarão sendo realizados os minicursos no campus Rural da Instituição de Ensino Superior.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora de clinica de equinos, Luciana Araújo Lins, o Simpósio tem como objetivo apresentar um conhecimento adicional para os alunos e profissionais. Ela comenta que estão participando das atividades, desde acadêmicos da Urcamp, até de outras instituições, assim como egressos. “A ideia é realizar anualmente”, antecipa.

Na abertura do evento, que aconteceu no salão da Paróquia Sagrada Família, na noite de quinta-feira, foram ministradas duas palestras. A primeira do diretor do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Carlos Eduardo Wayne Nogueira, que já foi professor na Urcamp, e a outra do médico veterinário Aníbal Jankzac Torres - doutor em Medicina Animal - que fez uma abordagem clínica da cólica. Ele salientou que a enfermidade é um dos principais fatores de mortalidade equina. Já Nogueira apresentou métodos laboratoriais de avaliação para entender a gravidade e riscos da doença. Ele também mostrou casos clínicos.

Na sexta-feira, foram tratados temas como Infertilidade em Éguas, ministrado pelo professor Frederico Lança Schmitt. O veterinário Carlos Anselmo dos Santos falou sobre síndrome podotroclear em cavalos de alta performance. A terceira palestra foi ministrada pelo veterinário Guilherme Alberto Machado, que abordou o tema Ultrassonografia como método de avaliação do abdômen equino. Os minicursos estão sendo ministrados por Schmitt e o outro por Santos.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...