MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Representantes do Uruguai e Brasil trataram sobre preservação do Rio Negro

Publicada em 03/06/2019
Representantes do Uruguai e Brasil trataram sobre preservação do Rio Negro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Presidente do comitê afirmou que reunião foi muito produtiva

A reunião do Comitê Binacional do Rio Negro, realizada em Bagé, contou, no final de semana, com a participação de representantes dos departamentos uruguaios de Cerro Largo, Tacuarembó, Rio Negro, Durazno, Flores, Soriano e Florida, além das cidades de Bagé, Aceguá, Hulha Negra e Candiota. A primeira fase do encontro foi realizada na Câmara de Vereadores. A agenda incluiu visita na Estação de Tratamento de Água (ETA). Durante a agenda, os representantes discutiram ações e assistiram palestras sobre a preservação do manancial.
O encontro foi articulado pelo vereador Antenor Teixeira, que integra o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Negro. Segundo ele, foram apresentados dados mostrando a preocupação dos municípios gaúchos na preservação do Rio Negro, que atravessa o Uruguai, servindo para diferentes atividades econômicas no país vizinho.
Pela manhã, foram apresentadas, pela engenheira ambiental e sanitarista do Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Karina Bork, informações sobre programas e projetos em curto, médio e longo prazos, para despoluição dos recursos hídricos, abastecimento e tratamentos de afluentes e resíduos.
Também foi destacado, pelo representante de Cerro Largo, Peter Irigoyem, a importância da navegabilidade no Rio Negro para o escoamento da safra uruguaia. Outro tema tratado pelo edil Eugênio Birondo foi a iniciativa do Departamento de Flores, que possui uma empresa de reciclagem de plásticos.
À tarde, a palestra ficou por conta de técnicos da área química e biológica do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) na Estação de Tratamento de Água. O grupo também realizou uma visitação, acompanhado pelo diretor da autarquia, Graciano Pereira, na Estação de Tratamento de Esgoto. Pereira salientou que, hoje, o Daeb conta com 90% do esgoto coletado e 70% tratado. “Apresentamos as providências que Bagé está tomando para evitar a contaminação do Rio Negro”, relata.
O secretário executivo da Assudoeste Pampa Gaúcho, Cristian Becker, representou o Executivo no evento. Ele salienta a importância do saneamento e disse que cada metro cúbico tratado de esgoto minimiza o impacto do lixo e substitui velhos paradigmas.
Para o presidente do comitê binacional do Rio Negro, Luis Augustin Ciganda, do departamento de Soriano, a reunião foi muito produtiva e houve um intercâmbio interessante entre os países. Ele ressalta que os encontros acontecem mensalmente no Uruguai e é a segunda vez em Bagé. “É importante escutar os brasileiros sobre aspectos referentes à preservação ambiental”, destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br