ANO: 25 | Nº: 6311
04/06/2019 Candiota

Candiota passa a contar com DIU na rede básica de saúde

A Secretaria de Saúde de Candiota anunciou, ontem, uma novidade no atendimento, desta vez focada na Saúde da Mulher: a colocação do Dispositivo intrauterino, o DIU. O aparelho faz parte do tema de planejamento familiar e atua diretamente na prevenção de gravidez indesejada.

O DIU é um pequeno aparelho feito de plástico flexível e revestido de cobre, portanto, sem hormônios. De acordo com a pasta, o dispositivo deve ser colocado no final da menstruação, desde que exista a certeza que a mulher não esteja grávida. O aparelho impede a gravidez porque atua nos espermatozoides, diminuindo sua movimentação, dificultando sua penetração nas trompas e alterando o muco do colo do útero, sendo um dos métodos mais eficientes contra uma gravidez não planejada.

A colocação do dispositivo é realizada no Posto de Saúde da Sede do Município, nas sextas-feiras, e, por enquanto, estão sendo oferecidos quatro colocações por semana. Para ter acesso ao serviço, a paciente deve passar por uma consulta com o enfermeiro ou com o próprio médico da unidade e pedir o agendamento.

De acordo com a enfermeira Ariadne Costa, os agendamentos já estão sendo realizados e até o momento nenhum pedido foi negado, mas a paciente que optar pelo uso do DIU deve manter o acompanhamento. "As mulheres precisam voltar à Unidade para fazer a manutenção, com revisão e exames, são para essas mulheres que damos a preferência e também para as que não podem usar outros métodos contraceptivos por questões da saúde", detalhou.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...