ANO: 25 | Nº: 6455
05/06/2019 Cidade

Curso de Jornalismo da Urcamp promove a 24ª Semana Acadêmica

Foto: Reprodução JM

Colunista do MINUANO, Viviane Becker falou sobre sua trajetória na profissão
Colunista do MINUANO, Viviane Becker falou sobre sua trajetória na profissão
por Luana Soares e Verônica Barboza
Acadêmicas de Jornalismo da Urcamp

Trazendo como lema "Uma profissional: múltiplas competências", iniciou, na segunda-feira, a Semana Acadêmica do curso de Jornalismo da Urcamp. A programação da 24ª edição conta com mulheres profissionais da área da comunicação, visando compartilhar com os alunos a respeito dos desafios da profissão. O evento ocorre até hoje, junto ao Salão de Atos da Urcamp, sempre a partir das 19h.

O coordenador do curso, professor Glauber Pereira, ressalta que este encontro é um momento para debater as habilidades e competências que o jornalista deve reunir para ser eficiente em sua carreira, bem como encontrar diversas possibilidades naquilo que se gosta de fazer.

Representando a reitoria da Urcamp, na abertura, o vice-reitor, Fábio Josende Paz, afirmou que a Semana Acadêmica tem a missão de tirar o aluno da sala de aula para aprender com a vivência daqueles que já atuam na área, e assim saber como funciona a vida de um profissional depois de graduado. Também destaca a inserção da Graduação I como instrumento para a prática das competências aprendidas em sala de aula.

Para Maria Eduarda Lemos, aluna do primeiro semestre do curso, estar em contato com pessoas que têm conhecimento e a disposição para passar isso aos alunos é o que traz o diferencial das atividades propostas. "Tenho certeza de que todas essas palestras oferecidas vão ser de extrema importância para o progresso acadêmico", afirma.

Abertura do evento

A primeira palestrante da noite foi Viviane Becker, colunista social e editora do caderno Ellas no jornal MINUANO. O destaque foi sua experiência e trajetória como jornalista até os dias atuais. Ela salientou como os profissionais da área devem ser curiosos, persistentes e, principalmente, saberem como lidar com as pessoas, sempre com muita imparcialidade. Além disso, contou que em muitas ocasiões os estudantes vão receosos para os estágios, mas que a prática é de fundamental importância para o "recém-formado".
Para finalizar a noite e contribuir no aprendizado dos alunos, a jornalista Taiane Volcan falou sobre a produção de pesquisas na área do jornalismo. Ela declarou que o jornalismo sofre muitas mudanças, e que às vezes pode parecer que isso fecha muitas portas, mas com a inserção das mídias digitais novos caminhos interessantes se abrem. Ela também afirma que, além de saber produzir um texto, é preciso entender como lidar com dados.
Na noite de ontem, mais duas palestras ocorreram. "Liderança de projetos em tempos de comunicação e educação digital", foi o tema abordado por Raiza Rosnieski; e na sequência, Hanie Brum falou aos presentes sobre "Digital x Convencional: Marketing inteligente dentro e fora das redes".


Programação

Hoje

19h – "Rádio Difusora: os desafios do rádio regional em plena era digital" – Marina Gallo e Lara Denise

20h30 - "E se fosse você: conteúdo para combater Fake News e ódio nas redes" – Marina Lopes

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...