MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Assembleia Legislativa reconhece relevância Cultural da Marcha de Resistência

Publicada em 06/06/2019
Assembleia Legislativa reconhece relevância Cultural da Marcha de Resistência | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Aceguá sediou prova organizada pela ABCCC nos últimos dois anos

O parlamento gaúcho aprovou o projeto de lei que reconhece a Marcha de Resistência, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. A legislação, proposta pelo líder da bancada do Progressistas, Sérgio Turra, também inclui a prova no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A redação depende, agora, da sanção do governador Eduardo Leite, do PSDB.
Para Turra, a aprovação unânime do projeto é mais um reconhecimento da importância que o cavalo crioulo tem para o Rio Grande do Sul. “A prova foi criada pela ABCCC em 1971, inspirada nas lidas campeiras das estâncias, e é uma competição que busca avaliar a rusticidade, resistência e capacidade de recuperação do animal. A edição de 2018 contou com a participação de 64 cavalos e foi a maior já realizada”, destaca.
O deputado, que também é autor da lei que reconheceu o Freio de Ouro (principal competição da raça Crioula), lembra que o cavalo crioulo é responsável por um complexo econômico que movimenta cerca de R$ 1,28 bilhão e gera mais de 238 mil postos de trabalho em todo o país. “O cavalo crioulo é, sem dúvida, um dos principais ativos do nosso agronegócio e a Assembleia Legislativa está ajudando a proteger a tradição desta competição e da nossa cultura”, conclui.

Reconhecimento nacional
A Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo também pode ser reconhecida como manifestação da cultura nacional. A proposta de lei apresentada pelo deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, viabilizando o reconhecimento, recebeu favorável do senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, e está pronta para a pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br