ANO: 26 | Nº: 6558
06/06/2019 Fogo cruzado

Assembleia Legislativa reconhece relevância Cultural da Marcha de Resistência

Foto: Everton Souza/EspecialJM

Aceguá sediou prova organizada pela ABCCC nos últimos dois anos
Aceguá sediou prova organizada pela ABCCC nos últimos dois anos
O parlamento gaúcho aprovou o projeto de lei que reconhece a Marcha de Resistência, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. A legislação, proposta pelo líder da bancada do Progressistas, Sérgio Turra, também inclui a prova no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A redação depende, agora, da sanção do governador Eduardo Leite, do PSDB.
Para Turra, a aprovação unânime do projeto é mais um reconhecimento da importância que o cavalo crioulo tem para o Rio Grande do Sul. “A prova foi criada pela ABCCC em 1971, inspirada nas lidas campeiras das estâncias, e é uma competição que busca avaliar a rusticidade, resistência e capacidade de recuperação do animal. A edição de 2018 contou com a participação de 64 cavalos e foi a maior já realizada”, destaca.
O deputado, que também é autor da lei que reconheceu o Freio de Ouro (principal competição da raça Crioula), lembra que o cavalo crioulo é responsável por um complexo econômico que movimenta cerca de R$ 1,28 bilhão e gera mais de 238 mil postos de trabalho em todo o país. “O cavalo crioulo é, sem dúvida, um dos principais ativos do nosso agronegócio e a Assembleia Legislativa está ajudando a proteger a tradição desta competição e da nossa cultura”, conclui.

Reconhecimento nacional
A Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo também pode ser reconhecida como manifestação da cultura nacional. A proposta de lei apresentada pelo deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, viabilizando o reconhecimento, recebeu favorável do senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, e está pronta para a pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...