MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Embrapa Pecuária Sul integra 27º Seminário Pastos & Pastagens

Publicada em 06/06/2019

Entre hoje e sábado, a Embrapa Pecuária Sul vai participar, em um estande institucional, da 27º edição do seminário Pastos & Pastagens e 16ª Lavoura em Evolução, em Dom Pedrito. O evento contempla distintos temas sobre a agropecuária, como mercado, expectativas sobre o clima, política agrícola, plantio de soja com suavização de solo, soja irrigada na várzea, intensificação da cria, pastagens perenes e a diversificação necessária para viabilizar o negócio. O evento é promovido pela Associação de Produtores de Dom Pedrito e Sindicato Rural.

Após a abertura, dia 06 de junho, às 19h30min, ocorrerá a palestra da chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial (Campinas-SP), Lúcia Magalhães. A pesquisadora abordará o tema "Desfazendo mitos: a verdade sobre o uso e ocupação das terras do Brasil". Entre os demais destaques da Embrapa está a palestra "Mais solos, mais pastos e mais lavoura", do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Danilo Sant´anna e da professora Amanda Martins, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que acontece no dia 07, às 13h30min. A discussão abordará a importância das pastagens para o melhoramento dos solos e a otimização das lavouras.

Segundo Danilo Sant´Anna, este é um título provocativo que, na verdade, remete à ideia de que a fertilidade dos solos é realmente melhorada através de uma produção de pasto mais duradoura e intensificada nas áreas. "Uma vez que estes pastos melhorem os solos, as lavouras que vêm depois vão se beneficiar desta fertilidade que foi construída na fase de pastagens. Pastos conseguem melhorar os solos mais intensamente do que plantas de lavouras, devido ao volume de raízes, presença de animais na ciclagem de nutrientes, já que estes aceleram os processos de crescimento das raízes e da incorporação de nutrientes, da formação de matéria orgânica e agregados de solo, e isso reflete na qualidade das lavouras que vêm depois", garante.

O outro destaque da Embrapa será uma oficina, neste mesmo dia, às 16h45min, na qual o pesquisador da Embrapa Clima Temperado José Maria Barbat Parfitt abordará a suavização de solo como ferramenta para viabilização da soja em área de arroz.

Estande

Os visitantes poderão conferir no estande da Embrapa Pecuária Sul, a partir do dia 07 de junho, o tema Qualidade de sementes forrageiras de clima temperado e sua importância para a formação de um bom pasto. "Sobre a qualidade de sementes, o nosso foco é trabalhar, além da questão genética, que remete às cultivares que foram desenvolvidas e estão no mercado, a questão da qualidade fisiológica, que diz respeito à germinação e ao vigor de sementes. É importante que as sementes tenham não só alta germinação, mas também alto vigor. Isso porque é ele que vai garantir o estabelecimento da pastagem mais rápido, de forma mais vigorosa, mesmo em situações de estresse para as plantas. Por exemplo, uma profundidade de semeadura muito grande, ou uma chuva em excesso após o plantio", destaca o chefe de Transferência de Tecnologia e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Silva. Também será possível conferir em vasos algumas espécies forrageiras para a produção pecuária, como as novas cultivares de leguminosas (URS BRS Posteiro de cornichão e BRS Piquete de trevo-vesiculoso) e a cultivar de gramínea BRS Estribo de capim-sudão, lançadas pela Embrapa em parceria com a UFRGS e a Sulpasto.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br