MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

O curso de Fisioterapia e o novo método de ensino

Publicada em 06/06/2019
O curso de Fisioterapia e o novo método de ensino | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acadêmicos realizam práticas ao longo da graduação

por Samuel Oliveira
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Muita gente associa a Fisioterapia apenas à massagem e pensa que sua área de atuação se restringe aos consultórios particulares. Engana-se! A Fisioterapia é fundamental na busca do resgate ou manutenção da funcionalidade dos pacientes atendidos. E foi através do contato indireto com a profissão, que a egressa do curso Karen Schultze teve a certeza do que queria fazer na vida.
A fisioterapeuta, hoje, trabalha na área de ortotraumatologia, na reabilitação através do Pilates e com a Reeducação Postural Global, o RPG. Karen conta como a Urcamp contribuiu no processo de desenvolvimento profissional. "A faculdade me deu a base para estudar e correr atrás da área de atuação que mais me identifiquei", ressalta. Segundo ela, a esfera da saúde sempre lhe atraiu e um problema na família ajudou na escolha. "Meu pai faleceu de câncer e vi, naquele momento, que não tinha condições psicológicas de fazer Medicina e comecei a ver em qual outra profissão me encaixava, nisso surgiu a Fisioterapia em minha vida", completa.
Já a aluna do primeiro semestre da Urcamp, Louane Hermes de Garcia, 19 anos, conta que sempre se identificou com o curso. "Sempre gostei de saber como o corpo funciona e, no Ensino Médio, comecei a pesquisar sobre os cursos que tinham aqui em Bagé e um dos que mais me identifiquei foi a Fisioterapia", explica.

Graduação I
A Urcamp está com um novo método de ensino, a Graduação I, que proporciona maior interação entre o professor e aluno. A acadêmica fala sobre o que está achando. "A nova graduação está muito bacana, está mais dinâmica. As aulas tornam-se cada vez mais práticas", ressalta a jovem. Em poucos meses no curso, Louane já percebe a relação da teoria com a prática da profissão."Já tive várias oportunidades de visitar o Núcleo de Práticas em Saúde, no Hospital Universitário da Urcamp, e de ver acadêmicos de Fisioterapia realizando atendimentos", comenta.
É como explica a coordenadora do curso, professora Ana Colpo, sobre as mudanças no método de ensino. "É uma metodologia completamente diferente. Buscamos, nesta nova graduação, aumentar a inserção do profissional na comunidade, o que permite, através dos projetos integradores, que os alunos tenham ampliada a associação da teoria com a prática", diz.
Segundo ela, nos primeiros módulos, é possível que o estudante conheça a área de atuação do fisioterapeuta. "Temos uma clínica e um hospital escola que são bastante importantes na construção do aprendizado dos alunos. E com a reestruturação do espaço físico, temos obtido melhoras, e tido cada vez mais o reconhecimento da comunidade que conta com o curso de Fisioterapia como mais uma forma de atendimento de saúde na cidade", finaliza a coordenadora.
O curso de Fisioterapia da Urcamp tem duração total de dez semestres e é oferecido no campus central de Bagé.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br