MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Arrozeiros buscam abertura do mercado europeu

Publicada em 07/06/2019

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) teve intensa agenda em Brasília (DF) nesta semana. Representada pelo vice-presidente e presidente eleito da entidade, Alexandre Velho, a entidade participou de reuniões para discutir assuntos relacionados à cadeia produtiva. Uma das consideradas mais importantes foi junto ao Ministério da Economia, quando mais uma vez, o assunto do Mercosul foi pauta.

Segundo o dirigente da Federarroz, também foi reforçada a questão dos novos mercados em função da viagem do presidente Jair Bolsonaro à Argentina, onde trata com o presidente Mauricio Macri do acordo com a União Europeia. "Este assunto está na pauta e existe um volume inicialmente de 150 mil toneladas de arroz incluído no acordo e nós solicitamos que esse volume seja de pelo menos 600 mil toneladas para que tenhamos condição de aumentar o volume exportado e abrir novos mercados com a União Europeia", destacou.

No Ministério da Economia, também foi tema de reunião questões relacionadas à desoneração do setor arrozeiro. Conforme Velho, foi informado que a pasta está preparando medidas estruturais para o arroz que estão sendo trabalhadas dentro do Ministério, relativas à energia elétrica, tarifas portuárias e cabotagem e facilitação da importação de máquinas e implementos agrícolas do Mercosul.

Já em reunião com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o tema novamente foi o Fundo de Aval, onde o vice-presidente da Federarroz afirmou que houve avanços em se viabilizar uma taxa de juros menores para as dívidas. A novidade apresentada pela instituição é um modelo que o produtor possa quitar suas dívidas junto aos fornecedores de insumos. O prazo inicialmente seria de cinco anos, com dois de carência, mas os arrozeiros solicitaram que o prazo seja de sete anos com os mesmos dois anos de carência, tendo o produtor cinco anos para pagar.

Já a taxa de juros sugerida foi de 11% ao ano e a solicitação da Federarroz foi pela redução. "Deixamos claro que isso não resolve o endividamento, mas atende uma parte específica de problemas que os produtores têm diretamente com os fornecedores de insumos. É um capital de giro para que os produtores possam quitar suas dívidas e possam ter um fôlego para ter uma condição melhor de comercialização", enfatiza Velho.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br