MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Deputados visitam fundações extintas no governo Sartori

Publicada em 07/06/2019
Deputados visitam fundações extintas no governo Sartori | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mainardi e Luciana iniciaram roteiro pela FEE

A deputada Luciana Genro, do PSOL, e o deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, começaram pela estrutura da Fundação de Economia e Estatística (FEE) as visitas aos funcionários das fundações extintas pelo ex-governador José Ivo Sartori, do MDB. A iniciativa tem como objetivo consultar funcionários sobre os efeitos das extinções e elaborar um diagnóstico sobre o real impacto econômico da medida. A iniciativa também inclui a deputada Juliana Brizola, do PDT, que enviou representante na visita.
Os parlamentares pretendem levar à situação exposta pelos servidores à secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, na segunda, 10, data de uma reunião com a secretária na Assembleia Legislativa. A FEE, hoje, é o Departamento de Economia e Estatística (DEE) e está vinculada à Secretaria de Planejamento. Os servidores entregaram um documento aos parlamentares, destacando os retrocessos causados pela extinção da fundação, criada em 1973.
Dois dos retrocessos foram a interrupção da medição do Produto Interno Bruto (PIB) e o encerramento das Pesquisas de Emprego e Desemprego (PED). Nenhuma das duas medidas gerou economia ao Estado, já que a primeira ainda está recebendo recursos do governo por meio de uma empresa terceirizada e a segunda era realizada com verbas do governo federal. "A recriação da FEE não provocará gastos ao Estado, e trará de volta os serviços tão essenciais de pesquisa e estatística ao Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite não tem um compromisso de seguir o que o Sartori fez, uma medida que não provocou economia na prática e apenas causou o desmonte das equipes de pesquisa", destaca a deputada Luciana Genro.
Além disso, parte dos funcionários ficou um ano deslocada para outras secretarias ou funções fora de sua área de atuação, não gerando nenhuma economia aos cofres públicos. "Parece-me evidente que a extinção da Fundação gerou prejuízos para o Estado. O trabalho desenvolvido pela FEE não apenas era essencial para orientar políticas públicas e privadas, como sempre foi considerado um trabalho de excelência. Vamos retomar os esforços, com outros deputados para sensibilizar o atual governo sobre o erro de Sartori. A tão propalada economia que seria feita com a sua extinção não passava de discurso", destaca Mainardi.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br