ANO: 25 | Nº: 6332
08/06/2019 Campo e Negócios

Cavalo de Bagé é campeão na Passaporte de Igrejinha

Foto: Fagner Almeida/Especial JM

Aguapé Tupambaé foi o grande vencedor entre os machos
Aguapé Tupambaé foi o grande vencedor entre os machos

A primeira Passaporte Morfológica realizada em Igrejinha teve um campeão de Bagé. O cavalo Aguapé Tupambaé, rosilho tostado que já havia sido Campeão Potranco Menor na Expointer, garantiu, para o estabelecimento PAP Aguapé, de Bagé, do criador Oswaldo Dornelles Pons e dos expositores Sílvio Ribeiro, Paulo Fico e Joaquim Blanco, o título entre os machos.
O exemplar integrou as disputas, realizadas entre os dias 7 e 9 de junho, reunindo 90 animais marcados e 39 incentivos que participaram da competição - a terceira e maior Nível B do Ciclo 2019. A seletiva nomeou os oito exemplares que participarão da Expointer em Esteio e integrou a programação da Multifeira Igrejinha Mix.
Uma parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Encosta da Serra, a passaporte estreante no município se mostrou importante para as filas a serem apresentadas em Esteio, de acordo com o jurado Mauro Ferreira. "Além de reunir um número expressivo de animais, foram apresentados machos e fêmeas representativos; exemplares que sustentam muito bem a raça", disse.
O presidente do Núcleo, Evaldo Francisco da Rosa, se mostrou orgulhoso com a quantidade de inscritos para a etapa morfológica e avaliou que a expectativa foi superada com uma boa surpresa.
Entre as fêmeas, destaque para Vaneira do Passo Fundo, do criador e expositor Evaristo Tagliari Neto, de Cabanha Passo Fundo, de Palmares do Sul. A consagrada Grande Campeã e Melhor Exemplar da raça possui importantes vitórias na bagagem. Na competição de hoje, foi Campeã Égua Menor, mas na Expointer 2018 recebeu a escarapela de Campeã Potranca Maior e na última Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC) foi Reservada Campeã Potranca Menor. O representante da propriedade, Liandro Simões Cabreira, disse estar orgulhoso.

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
Vaneira do Passo Fundo, criador e expositor Evaristo Tagliari Neto, Cabanha Passo Fundo, Palmares do Sul (RS)

Reservada Grande Campeã
Xiba 268 da Recalada, criador e expositor Fábio Langlois Ruivo, Cabanha Recalada, Pelotas (RS)

Terceira Melhor Fêmea
Barcelona de Santa larissa, criador e expositor Luiz Kendy Maeda, Cabanha Santa Larissa, Tijucas Do Sul (PR)

Quarta Melhor Fêmea
Marconi Nave, criador Alexandre Espíndola Araújo, expositor Douglas A. da Silva e Daniel R. da Silva, Cabanha La Mirada, Viamão (RS)

MACHOS

Grande Campeão
Aguapé Tupambaé, criador Oswaldo Dornelles Pons, expositor Sílvio Ribeiro, Paulo Fico e Joaquim Blanco, PAP Aguapé, Bagé (RS)

Reservado Grande Campeão
Libertador 1866 Maufer, criador Maurício e Fernando Lampert Weiand, expositor Fernando Lampert Weiand, Cabanha Maufer, Cruzeiro do Sul (RS)

Terceiro Melhor Macho
Basco Don Julio, criador Mariana Franco Tellechea e Filhos, expositor Condomínio Basco Don Julio

Quarto Melhor Macho
Talagaço Mapocho, criador Sérgio Santos Sant'Anna e Filhas, expositor Fernando Barbosa Demutti, Cabanha Campos Elisios, Gramado (RS)

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...