MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Sistemas de Informação: a graduação dos empregos do futuro

Publicada em 08/06/2019
Sistemas de Informação: a graduação dos empregos do futuro | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Curso garante conhecimentos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas

por Tavisson Esteves
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Com uma atuação muito ampla e cheia de oportunidades, a graduação de Sistemas de Informação da Urcamp traz, para a sala de aula, tudo o que um profissional de excelência, que atua na área, tem de dominar. O acadêmico do curso aprende desde competências profissionais da era digital até a criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas ou anseios empresariais, passando por conhecimento e dominação de ambientes de software, hardware e suas amplas utilizações. Por isso, um profissional de Sistemas de Informação tem, além do papel instrumental, uma grande responsabilidade social, em um mundo em que grande parte da população está inserida no mundo digital.
O mercado de trabalho do curso é enorme. Segundo a Consultoria IDC, a demanda por profissionais desse ramo, no Brasil, excedeu a oferta em 32% no ano de 2015, quando chegou a uma lacuna de 117.200 trabalhadores na época. Atualmente, a tendência de crescimento dessa necessidade só tende a aumentar, exponencialmente, devido ao "boom" tecnológico vivido pela sociedade globalizada e superconectada. Para quem se reconhece nessa característica, a graduação é muito recomendada devido às suas áreas de aprendizagem, pesquisa e desenvolvimento. Uma das frases repetidas pelo curso e que define o Sistemas de Informação é: "a profissão empregada do futuro".
Jovana Pontes, que está no último semestre do curso, conta que está desenvolvendo um site para o movimento negro, com os conhecimentos e habilidades aprendidos durante a graduação. "Aprendemos muito sobre programação, robótica, ambientes virtuais e diversas outras áreas. Isso nos permite imaginar uma meta e por em prática a divulgação e existência no ambiente digital de nossas ideias", explica. Para ela, o diferencial do curso é a dinâmica de ensino. Durante quatro anos, entende-se coisas que vão além da bela aparência e conteúdo de uma plataforma, por exemplo. "Aprendemos a despertar nossas habilidades e senso crítico, a pensar sobre o design das coisas e sua disposição", afirma.

Egressas de volta à Urcamp
Fernanda Swenson trabalha na Assessoria de Tecnologia da Informação (ATP) da Urcamp, após cinco anos de formada pelo curso de Sistemas de Informação da própria instituição. Atua no setor que trata de todo o sistema digital, como as plataformas de acesso na internet, método que transformou a forma de aprender e de preparar alunos para o mercado de trabalho. "Vejo o currículo da graduação, hoje, e percebo o quanto melhorou a qualidade. Sem dúvida que sairão profissionais muito mais qualificados e preparados para a mudança constante deste mundo tecnológico em que vivemos", afirma Fernanda, ao evidenciar que, assim como a era digital está sempre evoluindo, os métodos de formação do acadêmico também acompanham essa caminhada. "Saber que a Urcamp acolhe, investe e confia em um aluno ao ponto de contratá-lo mais tarde para fazer parte do corpo profissional da instituição, é o sinal de que aposta suas fichas na graduação que oferece, e no futuro que constrói", acredita.
Maria Elaine Leon, que também é egressa da casa, há dois anos se encontra no cargo de coordenadora do curso. A professora afirma que o curso ensina sempre dando uma ampla visão de todas as áreas que os estudos englobam. "Formamos mais que profissionais, criamos pessoas capazes de se reconhecer e se adaptar com o meio digital e no meio da tecnologia de informação", evidencia. A gama de atuações que um formado em Sistemas de Informação tem é muito grande. "Todas as áreas empresariais necessitam deste tipo de pessoa para levar a diante a presença do negócios na era digital, e somos parte das profissões do futuro", explica.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br