MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Deputado propõe instalação de câmeras de segurança no transporte coletivo intermunicipal

Publicada em 11/06/2019

A instalação de câmeras de segurança nos veículos de transporte coletivo intermunicipal de passageiros de longo curso pode se tornar obrigatório no Rio Grande do Sul. É o que prevê o projeto de lei de autoria do deputado Pedro Pereira, do PSDB. O parlamentar justifica que a proposta é para aumentar a segurança dos gaúchos e gaúchas que utilizam esses meios de locomoção.
A matéria está sob análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda o parecer do deputado Elizandro Sabino, do PTB, responsável pela relatoria da proposição, de acordo com os aspectos constitucional, legal e jurídico. "Nos sentimos ameaçados por marginais devido à criminalidade. E não é diferente no transporte coletivo, onde há assaltos e abusos constantes. Pelo menos, com câmeras de segurança será possível identificar os criminosos que aterrorizam a todos nós, pois lugar de bandido é na cadeia", argumenta o parlamentar.
O parlamentar tucano informou ainda que, caso o projeto seja aprovado, as despesas das empresas para a instalação dos equipamentos, se devidamente comprovadas e contabilizadas, serão abatidas nos débitos com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). "Desta maneira as empresas não terão nenhum custo para a aquisição e instalação das câmeras de segurança. Ou seja, não haverá justificativa para que haja aumento no valor das passagens." explica.
O texto estabelece que os veículos de transporte coletivo intermunicipal, que abrange o rodoviário, o hidroviário e o ferroviário terão que ter equipamentos de filmagem e de gravação eletrônica de imagens e de sons, na parte externa e interna. Além disso, as empresas deverão armazenar as imagens por um período de 90 dias, ficando à disposição dos órgãos de segurança pública do Estado, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br