ANO: 25 | Nº: 6332
11/06/2019 Opinião

Frango: alimento do mundo e orgulho do Brasil

por Francisco Turra
Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

Diversos são os exemplos do Brasil que dá certo. E um deles está presente na mesa da maioria de nossa população: a carne de frango. É a proteína animal mais consumida no país, que combina com cardápios simples e refinados, além de ser leve e saudável. É, também, uma das maiores forças de economia nacional.

Somos hoje o segundo maior produtor de carne de frango no globo, com 12,8 milhões de toneladas ao ano. Lideramos as exportações mundiais, levando mais de 4 milhões de toneladas da proteína para 150 países. Um setor que gera emprego, direta e indiretamente, para 3,5 milhões de brasileiros.

Atentos às oportunidades de mercado, avançamos continuamente na profissionalização – customizando os nossos produtos às exigências de cada perfil de consumidor. Exemplo disso é que somos o maior produtor e exportador mundial de carne de frango halal, que segue os preceitos islâmicos. Em 2018, embarcamos quase 2 milhões de toneladas com essa característica.

E por falar em parcerias, colhemos resultados expressivos na SIAL China, um dos maiores eventos do setor de alimentos na Ásia. Foram fechados mais de 150 milhões de dólares em exportações de carne de frango e suína no evento, em ação liderada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). E as tratativas realizadas no encontro deverão gerar receitas superiores a 400 milhões de dólares com foco no mercado chinês.

Essas conquistas refletem a força do trabalho sério, competente e comprometido da cadeia de proteína animal – do pequeno produto ao grande empresário. São décadas de muito empenho e investimento nas melhores técnicas, na qualidade e na sanidade. Predicados que levam nosso produto e nossa marca cada vez mais longe.

O frango é alimento para o mundo e orgulho para o Brasil. É a cara e o símbolo de um país que dá certo. Que trabalha, gera emprego, renda e desenvolvimento para nossa gente. Um alicerce forte e cada vez mais sólido. Um exemplo para o futuro que queremos alcançar e para a nação que desejamos construir.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...