MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

O papel da Psicologia na sociedade atual

Publicada em 12/06/2019
O papel da Psicologia na sociedade atual | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Camila apostou na graduação para profissão que sempre sonhou

por Samuel Oliveira
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

A fascinação pela mente e o comportamento humano foram os fatores que influenciaram Camila Zavarize Bastos, de 21 anos, a correr atrás do seu sonho de ingressar no curso de Psicologia. A acadêmica do 1º semestre conta que seu primeiro contato com a área foi ao fazer terapia, logo depois tomou gosto pelos livros que tratavam do assunto.
Sobre as expectativas a respeito do curso, Camila revela que deseja adquirir todo conhecimento necessário para o sucesso profissional. "Espero levar para vida as experiências adquiridas no Ensino Superior. É um curso que nos exige muito, porém quero dar o melhor de mim até o final. Espero me tornar uma ótima profissional e que os professores estejam dispostos a nos auxiliar em toda e qualquer pendência relacionada ao curso", aponta.
Raquel Barreto, egressa da Urcamp, relata que sempre gostou de trabalhar e de estar com pessoas, e que conheceu a Psicologia como disciplina no magistério, acabou se interessando e teve a certeza do que queria fazer na vida: lidar com gente. A psicóloga conta que tem muito orgulho de onde construiu sua trajetória acadêmica e que fez da faculdade seu porto seguro. Ela atua há 24 anos com a Psicologia do Trabalho. "Já trabalhei fixo em algumas empresas, como consultora, e tenho um negócio próprio", relata.
Raquel fala sobre a importância do curso de Psicologia em meio à sociedade em que vivemos, tendo a depressão como a doença do século. "Esse curso é imprescindível, continua sendo essencial na busca da saúde mental das pessoas. Elas não entendem o quanto a Psicologia pode ajudar como ciência, para qualidade de vida como um todo. Se o ser humano se conhecesse e melhorasse um pouquinho mais, eu acho que o mundo seria bem mais interessante", explica.

O curso
O curso de Psicologia da Urcamp existe há 28 anos. Ministrado no período noturno, tem duração de dez semestres. Caracteriza-se por uma proposta de formação generalista crítica e reflexiva, com base na ciência e apoiada na ética e no respeito às especificidades individuais e coletivas.
A coordenadora do curso, professora Aline Silveira, destaca que a maioria dos psicólogos que atuam em Bagé são egressos da Urcamp. Ela aborda como se dá a relação da teoria com a prática: "Na Graduação I, devido aos projetos integradores, desde o primeiro semestre, os acadêmicos estão interagindo com a comunidade, resolvendo problemas de situações reais, junto à sala de aula com o professor, e a partir do quinto semestre eles realizam estágios curriculares".
Aline destaca, ainda, alguns dos locais de práticas dos acadêmicos: "A Casa da Menina, Hospital Universitário, Serviço Integrado de Psicologia Aplicada (SIPA), Fórum, Secretaria Municipal de Saúde. Também estamos na área organizacional em parceria com as empresas da região, não só de Bagé, mas em Candiota, Dom Pedrito, com estagiários atuando sob nossa supervisão", conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br