MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Engenharia Civil prepara profissionais para atuar em diversas áreas

Publicada em 13/06/2019
Engenharia Civil prepara profissionais para atuar em diversas áreas | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Práticas auxiliam no desenvolvimento do estudante durante a graduação

por Diego Rodrigues
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

O profissional de Engenharia Civil, além de projetar e gerenciar uma construção, calcula e executa uma obra. Ele acompanha todos os processos, desde a fundação até o acabamento de um projeto. O curso de graduação oferecido na Urcamp tem aulas nos campi de Bagé e Santana do Livramento, no período noturno, tendo duração de cinco anos.
Segundo o coordenador do curso, professor Ronald Rolim De Moura, o aluno tem conhecimento de cálculos estruturais, hidráulica, materiais de construção, transporte, construção de edifícios, entre outros. "O estudante que entra para a Engenharia Civil tem conhecimento de como funciona um cálculo estrutural, em que ele sabe se uma estrutura terá toda segurança para ser erguida", relata.
Com a nova metodologia de ensino, a Graduação I, o curso ficou mais dinâmico para alunos e professores, de acordo com Rolim. "Ficou melhor o ensino. Antes, o estudante ficava praticamente dois semestres aprendendo cálculos, agora isto é dividido entre as aulas teóricas e práticas em sala de aula", detalha.
A acadêmica do 7° semestre, Letícia Mônego, comenta que seu início no curso foi de estranheza por questões de cálculos, mas logo se adaptou. "No começo foi um pouco complicado por conta dos cálculos. No Ensino Médio, temos um embasamento e no superior é diferente", relata. Ela conta, ainda, que com o decorrer do tempo, o estudante vai direcionando qual área quer exercer. Para Letícia, a região é muito boa em relação a estágios. "A demanda é bem boa para encontrar estágios. Várias cidades abrem vagas em diversos meios de atuação", finaliza.

Importância da formação para o mercado de trabalho

O acadêmico da Urcamp, desde seu início, é preparado para o mercado de trabalho. Egressa desde 2016, Ana Hendler relata o quanto a graduação é importante para quem sonha em ingressar no Ensino Superior. "A Engenharia Civil é uma profissão fantástica, com muitas opções. A faculdade exige dedicação. Lembro de estudar mais de 400 exercícios na semana de provas. O mercado de trabalho oferece um grande leque. Quando me formei, inicialmente trabalhava com projetos, após passei a trabalhar na execução e agora estou focada na gestão e parte financeira de obras", comenta.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br