ANO: 25 | Nº: 6254
13/06/2019 Urcamp em Pauta

Engenharia Civil prepara profissionais para atuar em diversas áreas

Foto: Ketherine Acosta/EspecialJM

Práticas auxiliam no desenvolvimento do estudante durante a graduação
Práticas auxiliam no desenvolvimento do estudante durante a graduação
por Diego Rodrigues
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

O profissional de Engenharia Civil, além de projetar e gerenciar uma construção, calcula e executa uma obra. Ele acompanha todos os processos, desde a fundação até o acabamento de um projeto. O curso de graduação oferecido na Urcamp tem aulas nos campi de Bagé e Santana do Livramento, no período noturno, tendo duração de cinco anos.
Segundo o coordenador do curso, professor Ronald Rolim De Moura, o aluno tem conhecimento de cálculos estruturais, hidráulica, materiais de construção, transporte, construção de edifícios, entre outros. "O estudante que entra para a Engenharia Civil tem conhecimento de como funciona um cálculo estrutural, em que ele sabe se uma estrutura terá toda segurança para ser erguida", relata.
Com a nova metodologia de ensino, a Graduação I, o curso ficou mais dinâmico para alunos e professores, de acordo com Rolim. "Ficou melhor o ensino. Antes, o estudante ficava praticamente dois semestres aprendendo cálculos, agora isto é dividido entre as aulas teóricas e práticas em sala de aula", detalha.
A acadêmica do 7° semestre, Letícia Mônego, comenta que seu início no curso foi de estranheza por questões de cálculos, mas logo se adaptou. "No começo foi um pouco complicado por conta dos cálculos. No Ensino Médio, temos um embasamento e no superior é diferente", relata. Ela conta, ainda, que com o decorrer do tempo, o estudante vai direcionando qual área quer exercer. Para Letícia, a região é muito boa em relação a estágios. "A demanda é bem boa para encontrar estágios. Várias cidades abrem vagas em diversos meios de atuação", finaliza.

Importância da formação para o mercado de trabalho

O acadêmico da Urcamp, desde seu início, é preparado para o mercado de trabalho. Egressa desde 2016, Ana Hendler relata o quanto a graduação é importante para quem sonha em ingressar no Ensino Superior. "A Engenharia Civil é uma profissão fantástica, com muitas opções. A faculdade exige dedicação. Lembro de estudar mais de 400 exercícios na semana de provas. O mercado de trabalho oferece um grande leque. Quando me formei, inicialmente trabalhava com projetos, após passei a trabalhar na execução e agora estou focada na gestão e parte financeira de obras", comenta.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...