MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festa de Santo Antônio encerra hoje com duas procissões

Publicada em 13/06/2019
Festa de Santo Antônio encerra hoje com duas procissões | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

No dia 13 de junho, os católicos celebram a festa do santo considerado por muitos o mais popular da Igreja Católica, Santo Antônio. Ele é conhecido como protetor dos pobres, o que auxilia na busca de objetos ou pessoas perdidas, o grande pregador e, principalmente, o que intercede pelas pessoas que querem conseguir um namorado ou um esposo. Não se sabe de onde vem essa devoção; o que se sabe é que esse santo era muito atento às questões familiares. As pessoas com problemas na família o procuravam para pedir conselhos e ele as atendia. Por isso, foi formando a respeito dele essa devoção de intercessor por aqueles que querem arranjar um namorado, que tem o desejo de formar uma família.
Durante a Trezena, que encerrou, ontem, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição intensificou as orações e as celebrações eucarísticas em preparação para a festa de Santo Antônio e distribuiu milhares de pãezinhos. A festa culmina, hoje, com as missas e procissões, às 15h e às 19h. O lema da festa será “Com Santo Antônio chamados à Santidade”.
Conforme o pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, frei Álvaro Bordignon, a expectativa para as procissões e missas de hoje é reunir em torno de quatro mil pessoas. Para tanto, ele solicita que, durante a caminhada no entorno da Praça Silveira Martins, os fiéis levem velas que, logo após, participam da bênção da saúde com distribuição dos pãezinhos em frente à igreja.
Bordignon ressalta que, este ano, foram distribuídos em torno de 1,3 mil pãezinhos, diariamente, durante as missas. Essa tradição começou com lendas, nas quais o santo jamais deixava de oferecer pão a quem batia a sua porta.
De acordo com o frei, a durante a Trezena, a Paróquia realizou a campanha “Participe da construção de um altar para Santo Antônio”. Ele informou que a ação teve efeito e foram comercializados vários terços a R$ 13. "Conseguimos juntar o valor e o altar em madeira já está sendo confeccionado”, disse.

Santo das coisas perdidas

Trata-se de uma das mais antigas tradições. Quando ensinava Teologia aos frades, em Montpellier, na França, um noviço fugiu da Ordem levando o saltério de frei Antônio, com preciosas anotações pessoais que utilizava nas suas lições. O santo rezou pedindo a Deus para dar jeito de reaver o livro e foi atendido, pois enquanto o fugitivo ia passando por uma ponte, foi subitamente tomado pelo pavor, parecendo-lhe ver o demônio na sua frente que o intimava assim: “Ou você devolve o saltério ao frei Antônio ou vou jogá-lo da ponte para o rio!” Assustado e arrependido, o jovem voltou ao convento com o saltério e confessou ao santo sua culpa.

Vida e morte

O nome original de Santo Antônio era Fernando de Bulhões. Ele nasceu em 1195, em Lisboa, em uma família nobre e rica. Educado em Coimbra, tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Em 1220, ele entrou na ordem dos franciscanos.

Antônio morreu no dia 13 de junho de 1231, nos arredores de Pádua, na Itália, com 36 anos de anos de idade. Foi sepultado numa basílica que se tornou lugar de peregrinação. Foi canonizado no ano seguinte pelo papa Gregório IX.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br