ANO: 25 | Nº: 6334
14/06/2019 Urcamp em Pauta

Educação Física: promoção da saúde e das capacidades

Foto: Jeferson Vainer/Especial JM

Na Urcamp, o curso existe há mais de 30 anos
Na Urcamp, o curso existe há mais de 30 anos
por Rodrigo Kluwe
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

A Educação Física é a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais. Na Urcamp, o curso existe há mais de 30 anos. Atualmente, em Bagé, é oferecida a Licenciatura em Educação Física, em que o profissional está apto para trabalhar como professor em instituições de ensino e em editoras e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal e em instituições que desenvolvam pesquisas educacionais.
"A licenciatura forma para trabalhar na área escolar; e bacharelado forma para trabalhar em qualquer área da Educação Física, da saúde, fora da escola. O licenciado trabalha na escola e o bacharel se forma para atuar no ambiente extraescolar," explica o professor e coordenador do curso de Educação Física da Urcamp, Antônio Sobrinho. Ele acrescenta que há um projeto que tem como objetivo proporcionar acesso às diferentes modalidades esportivas, além das muitas já existentes, para os discentes da instituição. Essa iniciativa, provavelmente, já estará implementada até julho deste ano. Para isso, será necessária uma pesquisa para averiguar a preferência por parte dos alunos.
O que motivou Luceline Loureiro, estudante de Educação Física da Urcamp, a escolher esse curso foi a possibilidade de ensinar e ajudar na melhoria da saúde de crianças e adolescentes. Embora ainda não tenha finalizado a graduação, já trabalhou na área e se considera uma boa profissional e avalia o seu papel na sociedade de suma importância, já que visa a estimular a prática de atividades físicas, prevenindo, assim, muitas doenças. Falou também que se sente realizada como profissional, pois sempre que procurou realizar as atividades obteve êxito. De acordo com ela, o curso foi ao encontro de todas as suas expectativas.
Felipe Kipper, educador físico formado na Urcamp, falou sobre sua expectativa em relação ao seu futuro profissional. Segundo ele, durante sua experiência na produção do Trabalho e Conclusão de Curso (TCC), apaixonou-se pela área da Eucação. Durante sua prática como docente, realizava-se cada vez mais com a possibilidade de interação com os alunos. Assim, ele tem "o sonho de poder novamente sentir esse contato direto com jovens e crianças, ajudando-os a desenvolver o gosto pela prática de esportes". Acrescentou que outro motivo que o fez querer a área educacional foi a boa receptividade que encontrou por parte dos seus alunos.
O curso de Educação Física da Urcamp é oferecido no turno da noite e é composto por uma carga horária de 2.800 horas ao longo de seis semestres.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...