MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Legislativo terá agenda cheia na segunda-feira

Publicada em 14/06/2019

Sem quorum para realização da sessão ordinária de ontem, a Câmara de Vereadores de Bagé deve votar, na segunda-feira, 17, sete projetos, em caráter conclusivo. O Legislativo também pode votar outras 20 matérias, em extraordinárias. A pauta, porém, será definida após publicação da convocação oficial.
Os parlamentares devem votar, na sessão ordinária, um substitutivo ao projeto de lei que dispõe sobre a realização de curso de primeiros socorros por todos os servidores do município. Pela  redação, apresentada pelo líder do governo municipal no Legislativo, vereador Graziane Lara, do PTB, o Executivo fica autorizado a realizar curso de primeiros socorros a todos servidores municipais.
A proposta determina que os cursos de capacitação em primeiros socorros poderão ser ministrados por entidades municipais, especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência ou serviços assemelhados, com o objetivo de identificar e agir preventivamente em situações de emergências e urgências médicas.
O Legislativo deve avaliar, ainda, o projeto apresentado pela vice-líder do MDB, vereadora Elidiane Lobato, que altera a lei criada para autorizar a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, em vigor desde 2016. O texto autoriza a presença de doula ou acompanhante durante todo período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
Pela proposição, os estabelecimentos hospitalares e suas maternidades, da rede pública e privada, ficam obrigados a permitir a presença de doulas e acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, sem ônus e sem vínculos empregatícios com os estabelecimentos hospitalares.
A proposta que inclui o "Outubro Rosa", mês dedicado à realização de ações preventivas à integridade da saúde da mulher, no calendário oficial de eventos do município, de autoria do líder do PL, vereador Omar Ghani, também integra a pauta. O projeto determina que a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenaria da Mulher deverão ser iluminadas com luz em tom rosa durante o mês de outubro.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br