MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Artesãos bajeenses participam de exposição em Brasília

Publicada em 15/06/2019
Artesãos bajeenses participam de exposição em Brasília | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Artigos confeccionados pela família Scholante em destaque no stande do Sebrae

Há mais de 20 anos a lã é transformada em peças de arte através das mãos de Rozangele Soares Scholante, de 59 anos. A paixão pelo trabalho é dividida com o filho da artesã, Marcelo Soares Scholante, que é o único representante da Rainha da Fronteira em exposição no Distrito Federal, a Expotchê.

A exposição é considerada o maior evento de mostra da cultura, produtos, serviços e culinária gaúcha realizada fora do Rio Grande do Sul, que acontece até o dia 16 de junho, em Brasília. O evento promove as etnias e a herança cultural que formaram as tradições, através de apresentações musicais, produtos artesanais, do turismo da região e produtos do comércio e indústria local.

Nesta edição, o Sebrae RS, em parceria com a Fetag, está apoiando 16 empresas da Agricultura Familiar, que estão expondo em um estande coletivo, entre elas Criações Rô, empresa capitaneada por Rozangele com ajuda de Marcelo.

Scholante explica que ao ver a mãe preparando as peças durante tantos anos, também passou a se interessar pelo artesanato com lã, produto abundante na região. Após sair do Exército, resolveu fazer do hobby um ofício, aprendendo e pesquisando novos itens para atrair a atenção dos clientes.

Com uma grande gama de produtos, Scholante selecionou peças bem específicas para uso no frio da região para representar o artesanato da Campanha. Disponibilizou boinas, toucas, ruanas, palas, capas, mantas, blusões, casacos, além das tradicionais ovelhinhas em lã. "Estamos levando o artesanato gaúcho, o artesanato de Bagé, a ser reconhecido por todo Brasil", destaca.

E o material desperta a curiosidade, não só em Brasília, onde muitos dos produtos apresentados são inéditos, mas também na Rainha da Fronteira. "O artesanato com matéria-prima local é bem procurado. Vejo isso porque estamos com produtos expostos no Coreto, da Praça Silveira Martins, e ali é bem comercializado e visitado", relata.

Além dos produtos expostos em Brasília e em Bagé, as Criações Rô também estão disponíveis na Fenadoce, em Pelotas.

Sobre a Expotchê

Realizada desde 1992, a Expotchê conta com 300 expositores, sendo a maioria do Rio Grande do Sul, distribuídos em 27 mil metros quadrados. São estandes de roupas, calçados, couro, malhas, lãs, queijos, salames, vinhos, sucos, chocolates, artesanato, churrasco, chimarrão, muitos deles produzidos por pequenos produtores e integrantes de programas de agricultura familiar.

Além disso, o evento oferece uma programação com shows, grupos musicais e de dança folclórica e apresentações diárias nos palcos do evento. A cada edição, mais de 170 mil visitantes circulam pelo evento. A Expotchê recebeu, por três anos consecutivos, o Prêmio Caio como melhor evento regional do País. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br