ANO: 25 | Nº: 6282

José Artur Maruri

josearturmaruri@hotmail.com
Colaborador da União Espírita Bajeense bagespirita.blogspot.com.br
15/06/2019 José Artur Maruri (Opinião)

Objeto de estudo do Espiritismo

"O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal". – O que é o Espiritismo. Preâmbulo
Há alguns dias, aproveitamos o espaço para divulgarmos a "Multifeira Solidária", evento que ocorrerá no Caminho da Luz (avenida General Osório, nº 2478), com realização da União Municipal Espírita Bagé. Na oportunidade, além de diversas atividades, venda de livros espíritas, materiais confeccionados pelas Casas Espíritas, contaremos com a presença do escritor do periódico "Seara Espírita" e autor da obra "Em Paz Com a Vida", editado pela Francisco Spinelli em 2018, Cleto Brutes, que fará exposição doutrinária, às 10h de domingo, 16 de junho.
Diante da presença do autor, aproveitamos para divulgar sua obra que reflete a divulgação da própria Doutrina Espírita, aliás, o próprio Brutes nos esclarece qual o objetivo da Doutrina Espírita: "É a cura da alma. Desse modo, o período dos fenômenos mediúnicos ostensivos, ruidosos, mesmo chocantes, vai cedendo lugar às sutilezas do comportamento, à educação dos pacientes, de modo a ser lograda a cura real, e a mediunidade deixa o palco do exibicionismo, que a uns convence, mas não os transforma intimamente para melhor". Também, por isso, o próprio Brutes cita Allan Kardec, para explicar o porquê das reuniões  mediúnicas serem restritas. "(...) a verdadeira convicção só se adquire pelo estudo, pela reflexão e por uma observação contínua, e não assistindo a uma ou duas sessões, por mais interessantes que sejam. Isto é tão verdadeiro que o número dos que creem sem ter visto, mas porque estudaram e compreenderam, é imenso. Sem dúvida o desejo de ver é muito natural e estamos longe de o censurar, mas queremos que vejam em condições aproveitáveis. Eis por que dizemos: estudai primeiro e vede depois, porque compreenderei melhor. (...) reunimo-nos com a intenção de nos esclarecermos e não de nos distrairmos. Não buscando uma diversão, não queremos divertir os outros. Daí por que não queremos ter senão ouvintes sérios, e não curiosos que aqui julgassem encontrar um espetáculo".
Enfim, tais esclarecimentos servem para que entendamos melhor os mecanismos que estão disponíveis no Universo e que vem à tona graças ao advento do Espiritismo, mas, também, para que possamos nos fazer presentes por ocasião da Multifeira Solidária e, assim, prestigiarmos de perto as lições que o ilustre companheiro irá nos trazer..

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bajeense
bagespirita.blogspot.com
josearturmaruri@hotmail.com

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...