MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Teste de Eficiência Alimentar, em Bagé, atesta qualidade genética das raças Hereford e Braford

Publicada em 15/06/2019
Teste de Eficiência Alimentar, em Bagé, atesta qualidade genética das raças Hereford e Braford | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento culminou com apresentação dos campeões de avaliação

Na tarde do dia 12 de junho, sócios e criadores das raças Hereford e Braford conheceram, durante o Dia de Campo, os animais campeões do Teste de Eficiência Alimentar (TEA). Realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a atividade, que foi realizada na sede da Embrapa, em Bagé, contou com uma intensa programação de explanações e debates.

Com o objetivo de apresentar os resultados alcançados com o TEA, discutir novas propostas, tirar eventuais dúvidas e ouvir sugestões dos criadores que já participaram da prova, o evento foi conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABHB, Aldo José Tavares dos Santos. "Estamos extremamente contentes, pois conseguimos ver a vontade dos produtores em ampliar, divulgar e valorizar ainda mais a prova, que é uma ferramenta de alicerce genético muito importante para o desenvolvimento das raças no País e no mundo", pontuou o dirigente, que deu início as atividades apresentando o resultado do Teste.

Confirmando mais uma vez a qualidade genética HB, o vencedor do Teste, na raça Hereford, foi o touro tatuagem PO372, da Estância Nossa Senhora Auxiliadora, de Bagé. O animal apresentou um ganho médio diário (GMD) de 1,460 kg e conquistou a classificação elite. "É uma realização pessoal e profissional que mostra décadas de serviço desenvolvido a campo. Tanto a PAC como o TEA representam um ideal de trabalho, ou seja, uma projeção de eficiência, adaptação e superioridade de quem cria e se dedica às nossas raças", afirmou Pedro Brasil, proprietário da estância.

O segundo lugar foi para a Fazenda Santa Tereza, de Camaquã, com o exemplar tatuagem M2574. Na terceira colocação, o destaque foi a Estância do Bolso, de São Gabriel, com o animal de tatuagem R087.

Na raça Braford, o primeiro lugar foi para a Estância Guatambu, de Dom Pedrito, com o touro S3015. O grande vencedor totalizou GMD de 1,357 kg e também garantiu a classificação elite. "Venho sempre repetindo que a nossa seleção de rebanho é baseada em características de produção e isso se apresenta na prova da PAC e do TEA", sintetizou Valter Pottër, proprietário da Estância Guatambu. Ele ainda referendou a qualidade da Prova, uma ferramenta importante de seleção de reprodutores HB. "Uma prova de ganho de peso, aliada a conformação, área de lombo e agora também com eficiência alimentar, reflete em um rebanho selecionado. Sem dúvida a prova traz grandes resultados para o criador", frisou.

A segunda colocação na raça Braford ficou com o exemplar S3015, da Agropecuária Rincão da Figura, localizada em Dom Pedrito. Já o terceiro lugar foi para a Fazenda Santa Prenda, de Bagé, com o animal de tatuagem V185.

Após a apresentação dos resultados do Teste, o pesquisador em genética e Melhoramento Animal, Marcos Yokoo, e a pesquisadora em Nutrição Animal, Renata Martins, falaram sobre a metodologia do Teste de Eficiência Alimentar (TEA), manejo e os aspectos nutritivos da avaliação. Na sequência, o coordenador da Prova de Avaliação a Campo (PAC), Roberto Collares, e o presidente do CDT realizaram um debate com os criadores sobre implementação e inovações para o Teste. "Conversamos bastante sobre melhorias da prova, não só da questão física e estrutural, mas, principalmente, em aspectos de avaliação genética. Buscamos saber o que o mercado está desejando e o que os criadores estão querendo dos seus animais, para que assim a Embrapa e a ABHB, através de suas equipes técnicas, estabeleçam a régua de avaliação dessa genética", afirmou Collares.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br