MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Celebração de Corpus Christi, com confecção de tapetes, acontece na quinta-feira

Publicada em 17/06/2019
Celebração de Corpus Christi, com confecção de tapetes, acontece na quinta-feira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tapetes serão confeccionados por várias entidades

A Igreja Católica comemora, na quinta-feira, o dia de Corpus Christi. A data, lembrada em todo o mundo, tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Bagé terá 11 quadras adornadas pelos tradicionais tapetes, confeccionados por diferentes entidades. O trajeto inicia na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora e encerra na Catedral de São Sebastião. A confecção começa às 8h.
Segundo o bispo Dom Cleonir Paulo Dalbosco, para o povo católico, a solenidade recorda a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho, consagrados na missa. Quanto à confecção de tapetes, as pessoas ornamentam o itinerários de Cristo como Redentor do mundo e do tempo na história da humanidade, representado através da hóstia consagrada.
De acordo com o coordenador da área pastoral de Bagé, padre Júlio Cezar Ribeiro, neste ano, a missa inicia às 15h, na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, saindo em procissão pelas avenidas Marechal Floriano, Sete de Setembro até a Catedral de São Sebastião, onde os fiéis receberão a bênção do bispo. Ele enfatiza que, em caso de chuva, tanto os tapetes como a procissão serão suspensos, mas a missa será realizada no mesmo horário e local.
Padre Júlio lembra que as quadras serão enfeitadas por grupos de entidades, formados por escolas, igrejas, grupos religiosos, CTGs, instituições públicas, Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional e pela 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE). “Conseguimos o apoio da secretaria de Infraestrutura, que irá realizar a demarcação das quadras onde serão confeccionados os tapetes”, explica.
Ainda de acordo com o coordenador, no período da manhã, escolas e entidades bajeenses confeccionarão o tradicional tapete. O religioso salienta que a confecção terá o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é ‘Fraternidade e Políticas Públicas ’, tendo como lema ‘Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)’. “Os tapetes são sempre relacionados à eucaristia, para exercitar a justiça de Deus e amor ao Cristo eucarístico”, salienta.
A expressão Corpus Christi, originada do latim, significa "Corpo de Cristo". A data é sempre celebrada 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, para fazer alusão à Quinta-feira Santa, quando, na última ceia, Jesus pede aos seus apóstolos para que celebrem sua lembrança, comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br