ANO: 25 | Nº: 6401
17/06/2019 Cidade

Celebração de Corpus Christi, com confecção de tapetes, acontece na quinta-feira

Foto: Antônio Rocha

Tapetes serão confeccionados por várias entidades
Tapetes serão confeccionados por várias entidades

A Igreja Católica comemora, na quinta-feira, o dia de Corpus Christi. A data, lembrada em todo o mundo, tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Bagé terá 11 quadras adornadas pelos tradicionais tapetes, confeccionados por diferentes entidades. O trajeto inicia na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora e encerra na Catedral de São Sebastião. A confecção começa às 8h.
Segundo o bispo Dom Cleonir Paulo Dalbosco, para o povo católico, a solenidade recorda a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho, consagrados na missa. Quanto à confecção de tapetes, as pessoas ornamentam o itinerários de Cristo como Redentor do mundo e do tempo na história da humanidade, representado através da hóstia consagrada.
De acordo com o coordenador da área pastoral de Bagé, padre Júlio Cezar Ribeiro, neste ano, a missa inicia às 15h, na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, saindo em procissão pelas avenidas Marechal Floriano, Sete de Setembro até a Catedral de São Sebastião, onde os fiéis receberão a bênção do bispo. Ele enfatiza que, em caso de chuva, tanto os tapetes como a procissão serão suspensos, mas a missa será realizada no mesmo horário e local.
Padre Júlio lembra que as quadras serão enfeitadas por grupos de entidades, formados por escolas, igrejas, grupos religiosos, CTGs, instituições públicas, Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional e pela 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE). “Conseguimos o apoio da secretaria de Infraestrutura, que irá realizar a demarcação das quadras onde serão confeccionados os tapetes”, explica.
Ainda de acordo com o coordenador, no período da manhã, escolas e entidades bajeenses confeccionarão o tradicional tapete. O religioso salienta que a confecção terá o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é ‘Fraternidade e Políticas Públicas ’, tendo como lema ‘Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)’. “Os tapetes são sempre relacionados à eucaristia, para exercitar a justiça de Deus e amor ao Cristo eucarístico”, salienta.
A expressão Corpus Christi, originada do latim, significa "Corpo de Cristo". A data é sempre celebrada 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, para fazer alusão à Quinta-feira Santa, quando, na última ceia, Jesus pede aos seus apóstolos para que celebrem sua lembrança, comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...