ANO: 25 | Nº: 6334
17/06/2019 Urcamp em Pauta

Contabilidade, uma profissão em crescimento

Foto: Felipe Torres/Especial JM

Ciências Contábeis é um dos cursos mais antigos da Urcamp
Ciências Contábeis é um dos cursos mais antigos da Urcamp
Por Rômulo Rodrigues Ritta

Acadêmico do curso de Jornalismo

Desde os tempos da Pré-História, o ser humano tem a necessidade de contar, de controlar sua realidade através de algarismos. Segundo registros arqueológicos, os primeiros a contarem foram os neandertais há cerca de 30 mil anos. Os números passaram a ser o objeto de estudo de várias áreas, entre elas, as Ciências Contábeis. Se a pessoa tem intimidade com os algarismos e gosta de finanças, essa pode ser a graduação certa.
Para quem concluir a graduação, o mercado de trabalho é cheio de oportunidades. Justamente, por esse motivo, muitos acadêmicos escolhem fazer o curso. “Eu decidi entrar na contabilidade pelo índice de empregabilidade, pois a demanda de trabalho é muito grande. É uma profissão que está em crescimento. Tem uma remuneração grande, está em evolução”, diz Richard de Ornellas, acadêmico do quinto semestre de Ciências Contábeis na Urcamp.
Nessa mesma linha, segue o depoimento do coordenador do curso, professor Marcus Vinícius Nunes. “O profissional da contabilidade está muito valorizado. Deixou de ser um simples escriturário, um tecnicista, um guarda-livros, alguém que gera dados, e passou a analisar esses dados, as informações, participando de maneira atuante na gestão da empresa”. Questionado sobre os desafios da graduação, Nunes afirma que é preparar o aluno para o mercado de trabalho usando as novas tecnologias de pesquisa e extensão.
Já o contabilista Emílio Pereira Júnior, formado pela Urcamp, conta sobre a escolha da graduação. “No Ensino Médio, o antigo segundo grau, eu já tinha feito Técnico em Contabilidade e por gostar dessa atividade entendi, naquela época, que eu tinha vocação. Gosto de papel, de número, de cálculo e também da questão empresarial”, diz. Quando instigado a definir as Ciências Contábeis ele fala que “é uma profissão boa, que transmite credibilidade. Você consegue ter uma vida confortável financeiramente. Eu diria mais, na minha opinião, contador é a profissão do futuro porque tem poucos profissionais no mercado, então quem se forma vai ter muitas possibilidades”, completa Pereira Jr.
Ciências Contábeis é um dos cursos mais antigos da Urcamp, tendo sido iniciado na primeira metade da década de 1970, quando a instituição de ensino era ainda conhecida como FUnBa (Faculdades Unidas de Bagé). O curso tem a duração de quatro anos e tem aulas no turno da noite. Além de Bagé, há turmas nos campus de Alegrete e Santana do Livramento.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...