MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Contabilidade, uma profissão em crescimento

Publicada em 17/06/2019
Contabilidade, uma profissão em crescimento | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ciências Contábeis é um dos cursos mais antigos da Urcamp

Por Rômulo Rodrigues Ritta

Acadêmico do curso de Jornalismo

Desde os tempos da Pré-História, o ser humano tem a necessidade de contar, de controlar sua realidade através de algarismos. Segundo registros arqueológicos, os primeiros a contarem foram os neandertais há cerca de 30 mil anos. Os números passaram a ser o objeto de estudo de várias áreas, entre elas, as Ciências Contábeis. Se a pessoa tem intimidade com os algarismos e gosta de finanças, essa pode ser a graduação certa.
Para quem concluir a graduação, o mercado de trabalho é cheio de oportunidades. Justamente, por esse motivo, muitos acadêmicos escolhem fazer o curso. “Eu decidi entrar na contabilidade pelo índice de empregabilidade, pois a demanda de trabalho é muito grande. É uma profissão que está em crescimento. Tem uma remuneração grande, está em evolução”, diz Richard de Ornellas, acadêmico do quinto semestre de Ciências Contábeis na Urcamp.
Nessa mesma linha, segue o depoimento do coordenador do curso, professor Marcus Vinícius Nunes. “O profissional da contabilidade está muito valorizado. Deixou de ser um simples escriturário, um tecnicista, um guarda-livros, alguém que gera dados, e passou a analisar esses dados, as informações, participando de maneira atuante na gestão da empresa”. Questionado sobre os desafios da graduação, Nunes afirma que é preparar o aluno para o mercado de trabalho usando as novas tecnologias de pesquisa e extensão.
Já o contabilista Emílio Pereira Júnior, formado pela Urcamp, conta sobre a escolha da graduação. “No Ensino Médio, o antigo segundo grau, eu já tinha feito Técnico em Contabilidade e por gostar dessa atividade entendi, naquela época, que eu tinha vocação. Gosto de papel, de número, de cálculo e também da questão empresarial”, diz. Quando instigado a definir as Ciências Contábeis ele fala que “é uma profissão boa, que transmite credibilidade. Você consegue ter uma vida confortável financeiramente. Eu diria mais, na minha opinião, contador é a profissão do futuro porque tem poucos profissionais no mercado, então quem se forma vai ter muitas possibilidades”, completa Pereira Jr.
Ciências Contábeis é um dos cursos mais antigos da Urcamp, tendo sido iniciado na primeira metade da década de 1970, quando a instituição de ensino era ainda conhecida como FUnBa (Faculdades Unidas de Bagé). O curso tem a duração de quatro anos e tem aulas no turno da noite. Além de Bagé, há turmas nos campus de Alegrete e Santana do Livramento.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br