MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Projetos integradores de Nutrição

Publicada em 17/06/2019
Projetos integradores de Nutrição | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
página 2 ou 3

Os acadêmicos e professores do curso de Nutrição da Urcamp apresentam, nesta edição do Saúde Minuano, os projetos integradores.

O Projeto Integrador é um meio de oportunizar o protagonismo estudantil por práticas de resolução de problemas que estimulem o aprender fazendo, mediado pelo docente, com amparo teórico. Neste contexto, os alunos e professores, com a participação de empresas e instituições locais, que disponibilizaram os espaços, fizeram as práticas acontecer.

O Projeto Integrador do curso de Nutrição, que é coordenado pela professora e nutricionista Vera Maria de Souza Bortolini, tem como meta contribuir na formação do futuro nutricionista, através de habilidades científicas, tomada de decisões, gerenciamento, autonomia na construção dos conhecimentos, empatia e do entendimento da importância da segurança alimentar e tecnologia alimentar na saúde da população.

O curso, através dos acadêmicos da Graduação I, elaborou e está desenvolvendo nove Projetos, sendo no Módulo I, são cinco Projetos Integradores, e no Módulo III, quatro.


Projetos para alimentação saudável

 

Trabalhando reeducação alimentar com funcionários do transporte público municipal

 

Acadêmicos: Hiago Gatto Loureiro Paim, Andrieli Cloque Silveira, Silvana Gabriela Silva Rodriguez e Débora Cimirro Portela.

Empresa: Anversa, Transportes Coletivo.

 

A empresa preocupada com a saúde de seus colaboradores, busca orientação para que sejam adotados hábitos alimentares mais saudáveis pelos mesmos, para prevenir Doenças Crônicas não Transmissíveis - DCNT como obesidade, diabetes, colesterol alto, hipertensão, entre outros.

O projeto foi escolhido pela importância do tema abordado na comunidade e pela necessidade de educação alimentar, para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

 

Objetivos:

- Elaborar um e-book com orientações sobre qualidade de vida e nutrição, incluindo receitas práticas que possam ser desenvolvidas de maneira rápida, através de técnicas de armazenamento correto até o momento do consumo.

- Realizar um diagnóstico através de um questionário para conhecer os indivíduos que participarão do projeto e logo após, serão criados materiais informativos sobre “como ter hábitos saudáveis (lanches, hidratação)” e além disso, será feita uma avaliação nutricional dos interessados.

 

Mentora do projeto: nutricionista Jaluza Fernandes.

 

Conhecimento de estudantes dos altos valores de produtos industrializados em relação aos alimentos integrais e naturais

 

Acadêmicos: Raul Solivan Pinheiro Mieres, Matheus Castanheira Vaz Costa, Renata Costa da Cruz e Luana Rita Ramos.

Local: Centro Acadêmico da Região da Campanha/ Urcamp e população em geral

 

Objetivos:

- Conscientizar o grupo alvo sobre o alto valor nutricional dos alimentos em natura

- Confeccionar e distribuir material informativo sobre alimentação natural.

- Distribuir folders do Ministério da Saúde sobre substituições de alimentos.

- Pirâmide alimentar atualizada e confecção de material informativo nas redes sociais.

- Participação na Semana do Meio Ambiente na Praça Silveira Martins com distribuição e orientação do material informativo para a população.

 

Nutrição de verdade

 

Acadêmicas: Ana Paula Couto, Laura Ferreira, Nathasha Brondani e Selena Soares

 

Como a nutrição é um mercado vasto e que gera renda para inúmeros profissionais dentro e fora da área, com perspectiva de aumento a cada ano, muitas pessoas não capacitadas e sem formatação vem ocupando o espaço do nutricionista, prescrevendo dietas e informando de forma errônea leigos que buscam por uma vida mais longeva e saudável.

Objetivo:

Dessa maneira, o grupo de alunas, criou o projeto “Nutrição de Verdade”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da capacitação dos profissionais e também os riscos que dietas inadequadas podem causar à saúde.

Assim, foi realizada uma mesa redonda sobre Ética Profissional durante o II Fórum de Nutrição, ocorrido no dia 28 de maio, com a presença dos seguintes profissionais: nutricionistas Juliana Garcia Orengo, representando o Conselho Regional de Nutricionistas - CRN2; Luana Renner, Juliana Duarte e Ana Paula Pereira. Marcelle Ceollin é Influencer Digital; Lara Morelli como proprietária loja Empório Fit. Cada convidado apresentou uma breve apresentação profissional, relatando sobre o impacto que suas profissões causam à saúde humana. O debate foi muito produtivo, com perspectivas de novos encontros.

Mentora do projeto: nutricionista Luana Renner.

 

Importância do nutricionista na prescrição de suplementos em academias

 

Acadêmicos: Nataliane Ferreira Lima, Ingrid Aveiro Dlake; Filipi da Silva Vigil e César Coutinho de Souza

Cada vez mais alunos de academias usam suplementos, motivados pelos mais variados objetivos, com a prescrição ou não de um nutricionista. É nesse cenário, que o projeto está em andamento. Para que, com os resultados obtidos, seja esclarecido se os alunos da academia em questão, utilizam ou não suplementos e se os mesmos têm orientação de um nutricionista. A função é destacar a importância do profissional nutricionista na prescrição de tais produtos e informá-los sobre os problemas que suplementos sem a prescrição do especialista pode acarretar à saúde. O público alvo será o frequentador do local.

Objetivos:

- Informar sobre a importância do nutricionista na prescrição de suplementos em academias. 

- Orientar os alunos sobre os perigos do uso indiscriminado de suplementos.

Está sendo realizada uma pesquisa através de um questionário com perguntas fechadas, para traçar o diagnóstico dos frequentadores, após realizada uma orientação, fundamentada nos resultados do questionário.

Mentora do Projeto: nutricionista Luíse Nogueira.

 

Reeducação alimentar de adolescentes

 

Local: Escola Estadual Monsenhor Costábile Hipólito

Acadêmicos: Andrielle Machado e Rafaela Camargo Severo.

O projeto foi escolhido pela importância da alimentação saudável na adolescência, devido ao constante desenvolvimento físico e cognitivo dessa faixa etária, tem a função de apresentar para os alunos uma alimentação saudável e os benefícios que ela traz para saúde. O público que envolve o projeto são adolescentes do 8°ano.

Objetivos:

- Investigar e orientar os adolescentes sobre alimentação saudável, realizando educação alimentar. 

Foram realizadas orientações e palestras com os alunos da escola com distribuição de material educativo.

Mentora do projeto: nutricionista Jaluza Fernandes

 

Lanches saudáveis para crianças

 

Empresa: LolliCreative

Acadêmicos: Thainá Sotille; André Rosa Garcia; Cariélen Ferreira de Barreto Cardoso e Gabriella Bittencourt Schmidt.

Em evento recreativo em época da Páscoa, é natural, de acordo com a cultura alimentar, que as crianças tenham a expectativa de ingerir chocolate, doces etc, sem muita preocupação com a qualidade e o valor nutricional. Em tempos de potencialização do consumismo, somos bombardeados por propagandas que visam formar consumidores em potencial, como pressuposto básico para ser incluso numa sociedade que associa felicidade e realização, ao consumo frenético sem questionar sobre a necessidade, viabilidade e bem-estar que o produto venha ou não proporcionar. Quanto a alimentação, não é diferente e, cada vez mais, se produzem várias doenças decorrentes da alimentação sem regras e sem referência com a construção de uma cultura de hábitos saudáveis que façam de nosso alimento a prevenção para ás doenças e a verdadeira promoção a saúde.

Por esse motivo, quanto mais cedo introduzirmos a responsabilidade na escolha dos produtos que vamos ingerir, conseguiremos construir uma cultura mais saudável sobre alimentação, bem como evitarmos várias doenças diretamente atreladas aos hábitos alimentares. Neste trabalho, as crianças são, o foco, para que iniciem precocemente, levar o questionamento e a possibilidade de escolhas saudáveis em suas famílias.

Objetivo:

- Realizar educação alimentar através de uma oficina com lanches saudáveis para comemorar a Páscoa de maneira saborosa, com opções saudáveis de doces tradicionais, em receitas comprometidas com a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Foi realizado uma oficina com bolo de chocolate saudável e elaborado análise sensorial através da escala hedônica.

 

Elaboração de fichas técnicas

 

Empresa: Nutrivida

Acadêmicos: Bruno Munhoz Soares, Juliane Santos da Silva, Rhayane Idalgo Mena e Viviane Moraes Torbes.

A Ficha Técnica de Preparação (FTP) é um importante instrumento de suporte para as Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), pois nela contém informações sobre todo o processo de preparação do alimento. Nela, há todos os ingredientes utilizados na preparação, o modo e o tempo de preparo, peso bruto, peso líquido, fator de correção, fator de cocção, tamanho da porção, valor nutricional e outros itens que podem ser adicionados, tendo em vista que a mesma não tem um layout específico e pode adequar-se de acordo com a necessidade da UAN.

Nesse sentido, a FTP torna-se importante para o consumidor, pois a partir dela é possível saber a quantidade dos macronutrientes e micronutrientes, bem como o valor energético do produto. Ademais, também é importante para quem o produz, visto que é a partir da ficha técnica que se obtém o controle de custos, padronização da receita e a ordenação do preparo, auxiliando quem produz o alimento.

Objetivo geral

O presente trabalho tem como propósito elaborar fichas técnicas de preparação de receitas que farão parte de um e-book (livro digital) criado por nutricionistas da clínica Nutrivida.

Mentor do projeto: nutricionista Vinícius Oleiro Borges.

 

Horta vertical orgânica

 

Local: Hospital Universitário da URCAMP

Componentes do grupo: Júlia Peruzzolo, Maria Cláudia Paiva, Thallys Ruan Carcvalho Deiroz e Vivian Moraes Torbes.

Objetivos:

- Confeccionar uma horta vertical por meio da reutilização de objetos recicláveis proporcionando uma alternativa mais saudável para pacientes e funcionários do Hospital Universitário.

Foi realizado o reconhecimento do local onde a horta será implantada, os métodos e instrumentos que serão utilizados como garrafas pet, pallets, mudas orgânicas de temperos como alecrim, manjericão e orégano.

Mentor do projeto: professor Igor Messias.

 

Rotulagem nutricional

 

Empresa: Casa do Pão.

Acadêmicos: Fabrício Trindade, Jhovana Amanda Ferreira Siqueira e Antonella Arruda de Paula Saliba.

Objetivo:

- Calcular Fichas Técnicas de Preparação (FTP) e rótulos de alimentos para produtos de padaria e ou de confeitaria, adequados à Legislação.

O rótulo é uma importante fonte de informações para o consumidor, contendo os ingredientes, data de validade e demais informações nutricionais sobre aquele alimento. Eles ajudam a esclarecer dúvidas e compreender melhor o que estamos comendo, por isso é muito importante prestar atenção nesse detalhe na hora de escolher os alimentos.

Mentores do projeto: nutricionistas Franciélli Fernandes Moreira e Georgina Martins Freitas.

 

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br