ANO: 25 | Nº: 6334
18/06/2019 Urcamp em Pauta

A profissão que revela a vida

Foto: Filipe Torres Pérez / Especial JM

Atividades práticas se mesclam à teoria ao longo da graduação
Atividades práticas se mesclam à teoria ao longo da graduação
por Filipe Perez
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Biologia é a ciência que estuda a vida e os organismos vivos, sua estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, origem, evolução, distribuição, bem como suas relações com o ambiente e entre si. Na região, a graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, que atua há 30 anos, é a da Urcamp.

Segundo a professora Lize Helena Cappellari, coordenadora do curso, "biólogo é aquele que estuda a vida, atuando dentro de laboratórios e até mesmo em atividades de campo". A profissão traz a capacidade de realização de estudos através do dinamismo científico, pesquisando sobre a vida humana, dos animais, das plantas, entre outras atuações. Ela explica que o campo de trabalho é muito amplo. "Há aqueles que atuam em laboratórios, nas áreas de micologia, estudando fungos, plantas, patologia, análise clínicas, que são exames laboratoriais. Existem, também, os que trabalham em zoológicos, jardins botânicos, museus de referência, que são atividades de campo. Enfim, existe um leque amplo de oportunidades", afirma.

Lize destaca que, hoje, a procura tem sido maior em relação ao trabalho do biólogo nos impactos ambientais, uma das questões que mais geram emprego aos formados. "Por isso, foi modificado o currículo, tendo muitas cadeiras voltadas à organização, gestão e levantamentos ambientais", diz. Conforme a coordenadora, o diferencial da Urcamp é que o aluno sai com licenciatura e, fazendo mais três semestres, adquire a carteira de biólogo.

O aluno Gabriel de Freitas Peraça, do 2º semestre, revela: "Eu me adapto muito bem a essa área. No ensino médio e fundamental, eu também gostava muito de ciências, mas eu tinha duas opções, biologia ou veterinária. Acabei passando em biologia e desde o começo tenho gostado muito. Depois de formado, eu vou buscar ser perito criminal e o curso irá me auxiliar demais no meu plano".

Licenciatura e bacharelado

As ciências biológicas, no campo das graduações, possuem os cursos de licenciatura e bacharelado. Porém, existem diferenças entre as duas metodologias. "O licenciado tem carga horária de aulas práticas muito menores do que o bacharelado. Eles são preparados para transmitir conhecimento e não para aplicar as teorias. No entanto, eles têm disciplinas voltadas para a prática de ensino", explica a coordenadora.

O curso da Urcamp, oferecido no turno da noite, conta com laboratórios de Zoologia, Botânica, Histologia, Águas, Microbiologia, Bioquímico, Informática, Instituto Tecnológico de Sementes (INTEC), além de uma área rural para saídas de campo e trilhas ecológicas no Campus Rural da instituição.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...