MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hospital da Guarnição de Bagé completa 100 anos

Publicada em 18/06/2019
Hospital da Guarnição de Bagé completa 100 anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Entrada do hospital

por Sidimar Rostan e Rochele Barbosa

Com uma tradição que remonta ao século 19, o Hospital de Guarnição de Bagé (HGuBa) completa, hoje, 100 anos. A data histórica para os militares, que será marcada por uma formatura, representa a mudança de denominação da unidade (até então chamada de Enfermaria Militar de Bagé) e o acréscimo de Segunda Classe (que não se refere à qualidade do atendimento prestado, mas sim a extensão dos serviços); medidas formalizadas no dia 18 de junho de 1919.

A classificação do HGuBa permanece, tanto em campanha como em tempo de paz. O hospital atende, hoje, toda a guarnição de Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, Santana do Livramento e também Jaguarão. Se somados os militares e seus familiares, são mais de 15 mil pessoas que utilizam os serviços de Pronto-Socorro, internação, atendimento ambulatorial e de consultas, bem como o centro cirúrgico de médio porte. O efetivo do hospital é formado por 25 médicos e 125 militares. No local de internação, há 15 apartamentos para os beneficiários. Há serviço de ambulância, com quatro veículos, que fazem transporte de pacientes para outros hospitais militares.

Segundo o comandante do HGuBa, coronel Edson Feitosa Galvão, há cerca de 11 especialidades oferecidas para os beneficiários. "Oferecemos serviços em dois turnos, manhã e tarde, de odontologia (com quatro especialidades), fisioterapia, medicina geral e especialidades, radiologia, radioterapia, além dos convênios", destaca.

Hoje, quando completa 100 anos, haverá uma formatura em alusão a data a partir das 18h, após uma recepção, com coquetel, destaca o comandante. "Estou há seis meses em Bagé. É a primeira vez que venho para o Rio Grande do Sul, sou médico, mas há algumas guarnições que não são formadas em medicina", completou.

O coronel é 38º comandante e, em princípio, ficará dois anos a frente do hospital. "Por dia temos cerca de 200 a 220 pessoas atendidas, em todos os serviços, a Brigada Militar e seus dependentes também utilizam o local, pois é um hospital da guarnição, então militares do Estado também são beneficiários. Não há encargo financeiro no momento do atendimento. Já existe um plano de saúde, descontado na folha de pagamento e valores pequenos para cada situação e graduação do militar, para que todos sejam atendidos", concluiu.

Tradição histórica

Bagé nasceu de um acampamento militar. Quando Dom Diogo de Souza partiu, no inverno de 1811, com o Exército de Pacificação, em direção ao Uruguai, deixou centenas de doentes. O capitão Ricardo Antônio de Melo e Albuquerque ficou encarregado dos Assuntos Civis e Governo Militar, auxiliado pelo Tenente Pedro Fagundes de Oliveira, ambos detentores de Sesmarias na região. Ao capitão Ricardo Albuquerque, ascendente do escritor Érico Veríssimo, coube a missão de cuidar da saúde das pessoas no pequeno hospital improvisado, informalmente instalado em ranchos de torrão, dando início à história de prestação de serviço na área da saúde, de caráter militar, na região.

Durante a Revolução Farroupilha (entre 1835 e 1845), a Campanha gaúcha esteve nas mãos dos farroupilhas. Com o fim da guerra, o 8º Batalhão de Fuzileiros estacionou em Bagé. Em 1848, a unidade recebeu o Alferes Cirurgião Ajudante, doutor José Xavier da Costa, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, para desempenhar a função hoje denominada de Chefe da Formação Sanitária.

O 8º Batalhão de Fuzileiros tomou parte na Campanha de 1851, contra Manuel Oribe, presidente do Uruguai, e Juan Manuel de Rosas, governador de Buenos Aires. Registros históricos confirmam que o tenente médico Xavier da Costa chefiou a Enfermaria Militar de Bagé, possivelmente no decênio de 1850 e 1860. Na sua biografia, aparece como fundador do Ateneu Bajeense, em 1863, e de ter tomado parte da Guerra do Paraguai.

Infraestrutura

Antes do HGuBa ganhar forma no terreno doado por descendente do almirante Paulo da Silva Gama, o Barão de Bagé, em 1898, o serviço médico foi oferecido em diferentes estruturas militares instaladas na cidade. As obras do aquartelamento do 5º Regimento de Cavalaria (RC) iniciaram, em 1860, no local aonde se encontra, hoje, o Hospital de Guarnição. Quando o 5º RC foi transferido para o aquartelamento do atual 3º Batalhão Logístico, a Enfermaria Militar, que ocupava as dependências da Beneficência Portuguesa, onde hoje está o Museu Dom Diogo De Sousa, também foi transferida para o antigo aquartelamento do 5º RC.

Em abril de 1869, o Exército adquiriu uma grande gleba, nos arredores do aquartelamento do então 2º RC, aonde seria construído o Quartel General. O terreno abrangia a área do atual 3º Batalhão Logístico, a Praça Doutor Albano (da antiga Estação Rodoviária), o lote onde está o Museu Dom Diogo de Sousa e cerca de um terço da Praça Julio de Castilhos. Com a mudança do 5º RC para o novo aquartelamento, o velho prédio foi ocupado pela Enfermaria Militar.

A unidade só foi elevada a nível de Hospital Militar em 1890, quando teve, como chefe, o major médico Agripino Ribeiro Pontes. O corpo médico era formado pelos doutores Benjamin Targiny Moss e Augusto Lúcio Figueiredo Teixeira. Respondiam pelo setor farmacêutico, o 1º tenente Bernardo Floriano Correa de Brito e alferes Lucindo de Almeida Simões.

O Hospital Militar tinha uma função denominada enfermeiro-mor, que era desempenhada por Antônio Fernandes de Oliveira. Ele ficou fora do centro de resistência da Praça da Matriz, entende-se Praça da Catedral, em 1893, tendo sido aprisionado pelos revoltosos e obrigado a prestar socorro aos revolucionários feridos, praticando cirurgias para extração de balas.

Reformulação

Ministro da Guerra durante a administração do presidente Epitácio Pessoa (de 1919 a 1920), o engenheiro João Pandiá Calógeras fez história ao ser o primeiro civil a ocupar o cargo. Ele ficou conhecido, também, por imprimir novo ritmo de construção dentro do Exército. Em sua gestão, foram demolidas as edificações antigas que abrigaram o antigo 5º RC e depois o Hospital Militar e Enfermaria Militar e, em seu lugar, foi edificado um novo complexo hospitalar. Um pavilhão foi destinado ao isolamento. O outro (que era a casa do Enfermeiro-Mor) foi transformado no almoxarifado. A nova unidade de saúde foi inaugurada em novembro de 1923.

O major médico Octaviano de Abreu Goulart recebeu as instalações do Hospital, dito do "Tipo Calógera", pois as construções eram padronizadas, possivelmente sob a influência do exército francês. O fato das enfermarias serem separadas umas das outras, beneficiava os preceitos de higiene e profilaxia da época, mas a experiência foi mostrada ser muito desconfortável para o pessoal de saúde, quando se deslocava de uma enfermaria para outra, particularmente no inverno. O vento canalizado por entre os pavilhões e a chuva fria acompanhada de vento foi criando no espírito dos administradores a necessidade de nova mudança. Mas para passar da convicção à ação foram necessários cerca de um terço de século, mesmo porque no início do século nem se poderia reformar uma obra recentemente construída.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br