ANO: 26 | Nº: 6590
19/06/2019 Região

Dom Pedrito vai investir R$ 10 milhões em pavimentação e construção de pontes

Foto: Divulgação

Banco será fincanciador das empreitadas; convênio foi assinado ontem
Banco será fincanciador das empreitadas; convênio foi assinado ontem
O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcio Reolon, assinaram, na manhã de ontem, um contrato prevendo o repasse de R$ 10 milhões destinados para pavimentação de ruas e construção de pontes no perímetro urbano do município.

Os recursos que custearão as despesas de capital relacionadas a essas obras de mobilidade urbana serão financiados pelo banco, por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Em sua fala, o superintendente da Caixa parabenizou a Administração Municipal por estar com as contas em dia, o que possibilita o acesso ao financiamento e à equipe técnica da Prefeitura, que teve todos os projetos aprovados.

Conforme a secretária de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, Luciane Moura, o projeto mudará o contexto de infraestrutura na cidade. "Serão mais de 50 quadras pavimentadas com pedra irregular, já as deixando aptas a receber futuramente recapeamento asfáltico ecológico", destacou.

O prefeito, por sua vez, ressaltou que cada pedritense conhece muito bem as carências em infraestrutura. "Essa é a maior operação de crédito de Dom Pedrito e tenho certeza que de muitos municípios do Estado. Conseguimos chegar até aqui através do respeito, do trabalho e da honestidade, essa é a receita", enfatizou Gonçalves. Ele fez agradecimentos à equipe de Governo, aos vereadores que tiveram um importante papel nesse processo e ao funcionalismo. "Essa conquista não é da Administração, mas sim da comunidade pedritense. E será dia de festa o dia em que as crianças não precisarão mais colocar o pé no barro para estudar, os adultos trabalhar e vermos o número de empreendimentos aumentar por termos infraestrutura adequada. Num futuro próximo teremos muito além de 30% da cidade pavimentada e, isso sim, será motivo de festa", finalizou.

A liberação do recurso acontecerá através de seis parcelas trimestrais, totalizando 18 meses de execução. O financiamento terá carência de 24 meses para início da amortização, que irá ocorrer em 96 meses.
O programa possibilita que as prefeituras financiem itens definidos como investimentos e despesas de capital em seu orçamento, tais como compra de equipamentos, estudos e projetos, obras de infraestrutura urbana e social (mobilidade urbana, prédios públicos, hospitais, creches e presídios), obras de infraestrutura econômica (energia, logística, petróleo, telecomunicações, biocombustível, gás e indústria naval) e de saneamento ambiental (resíduos sólidos urbanos, água, esgoto e drenagem). Em todas as operações, a Caixa monitora o cumprimento de suas políticas de responsabilidade social empresarial, ambiental e de crédito, entre outras.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...