ANO: 25 | Nº: 6334
19/06/2019 Urcamp em Pauta

Pedagogo: uma profissão que exige criatividade

Foto: Nathália Godoy/Especial JM

por Nathália Godoy
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

O curso de Pedagogia surgiu entre os primeiros a serem oferecidos pela Urcamp em Bagé. A graduação, em Licenciatura, com duração de oito semestres, visa formar profissionais da educação aptos a docência para atuarem em áreas da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio (modalidade normal), educação profissionalizante, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos.

Viviane Gentil, coordenadora do curso, conta que, nos últimos anos, houve inovações. "O pedagogo não é mais um profissional só da escola, ele é um profissional que trabalha com recursos humanos, tem especialidades dentro do curso que tratam da Pedagogia no ambiente hospitalar, empresarial, da justiça, da gestão, dando um outro olhar no ambiente da pedagogia", explica.

Ela ainda complementa dizendo que, para se formar em Pedagogia, o aluno primeiro tem que saber que tipo de pedagogo ele quer ser, se vai ser aquele que vai trabalhar com crianças, adultos, na área empresarial e, ao longo do curso, ir se preparando para isso, buscando ter uma característica que o faça se distinguir dos demais. "Durante a graduação, a Urcamp proporciona que o aluno participe de projetos, como o do Pibid (bolsas de iniciação a docência), que tenha publicações, participe de congressos, tendo então um currículo mais completo e com diferencial perante outros profissionais da área", ressalta.

Formando educadores

Lucimara Babosa, discente do curso, conta que um dos principais motivos para escolha foi ter conquistado bolsa integral através do Prouni. Outro motivo que deu um grande impulso para optar por Pedagogia foi o fato de já ter certa experiência na área e, também, de seus professores, durante a vida escolar, darem todo suporte e incentivo possível.
"O desafio maior do pedagogo é ser criativo, tanto em sala de aula quanto fora dela, estando disposto às atividades. Ele também deve se manter atualizado, principalmente com o surgimento das redes sociais. Por fim, no ambiente de sala de aula, deve ter alunos inclusos para trabalhar", conclui.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...