MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto incentiva a inserção de artes marciais em escolas da região

Publicada em 19/06/2019
Projeto incentiva a inserção de artes marciais em escolas da região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Aulas foram realizadas em instituições de Aceguá e Hulha Negra

Uma iniciativa incorporada por três alunos de Educação Física da Urcamp, dentro do Projeto Integrador da Graduação I, orientado pela professora Camila Machado, começou a ser desenvolvido em escolas de Hulha Negra e Aceguá. A proposta desenvolvida visa implementar o Muay Thai, enquanto arte marcial, em escolas públicas do Ensino Médio.
O projeto, com duração de três meses, foi desenvolvido com o auxílio do professor voluntário de Muay Thai, Tiago Ferreira Cuadros Ribas, em duas escolas da rede pública: Barão de Aceguá, em Aceguá, e Escola Manoel Lucas, em Hulha Negra.
Os cerca de 40 alunos do terceiro ano, ao longo das atividades, tiveram três encontros em suas escolas, com aulas gratuitas sobre o esporte tailandês, que conta com o uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, que contribuiu para uma boa preparação física, que o torna uma luta de contato bastante eficiente no desenvolvimento corporal, além da disciplina e da defesa pessoal.
O último encontro, que assinalou o desfecho do projeto, aconteceu dentro das dependências da Urcamp, onde os estudantes das escolas puderam conhecer a Instituição e realizar um aulão de Muay Thai, nas salas de lutas do curso de Educação Física.
Eduarda Carrion é uma das acadêmicas promotoras do projeto. Ela migrou do antigo currículo para a Graduação I e contou que a experiência tem sido enriquecedora. "A gente está tendo um conhecimento a mais, só que com a prática. O projeto está nos ajudando, inclusive, nos referenciais para pesquisas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de nos dar o contato com o mercado de trabalho", explica.
O aluno do 3º Ano da Escola Estadual Manoel Lucas, de Hulha Negra, diz que o projeto ampliou os horizontes da turma sobre a graduação. "Está sendo muito bom, porque aqui a gente já consegue ter um olhar diferente do que é a Educação Física, referente às artes marciais", avalia.
O professor voluntário, também conhecido como Tiago Esquilo, que atua como mentor, tem uma carreira sólida dentro do Muay Thai, tendo sido campeão Sulbrasileiro em 2011, campeão Gaúcho em 2015, 2016 e 2018. Para ele, a experiência de levar a arte marcial às escolas é uma oportunidade de difundir ainda mais a arte. "O Muay Thai é minha vida, já desenvolvo um trabalho social chamado Lutar para Crescer, para galera de baixa renda que não teria acesso ao esporte. Então é um prazer estar aqui participando dessa iniciativa, uma forma a mais de disseminar o esporte e a prática da arte marcial", justifica.
Para o curso de Educação Física, abre-se mais um leque de opção, conforme revela a professora orientadora, Camila Machado. "A proposta desvincula a luta da agressividade e surge como mais uma possibilidade de se trabalhar a Educação Física nas escolas", analisa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br