MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bioma em foto

Publicada em 20/06/2019
Bioma em foto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Gochnatia cordata Lessing, em Manoel Viana (abril de 2018)

Conhecida principalmente pelo nome popular tucurubim, a Gochnatia cordata Less pertence ao gênero Cognatia Kunth (nome em homenagem ao botânico Frédéric Karl Gochnat), pertencente à família das margaridas (Asteraceae) e reúne plantas herbáceas até subarbustivas, arbustivas ou poucas árvores, perenes de até 2 metros de altura que florescem em março. Tipicamente americanas, o tucurubim ocorre no sudoeste da Campanha, em campos arenizados e tem status de conservação Em Perigo (EM), segundo a lista de espécies ameaçadas da flora em extinção do Rio Grande do Sul.
De potencial ornamental, esta espécie é extremamente lanosa e tem flores amarelas reunidas em capítulos podendo chegar até 50 centímetros de altura. Ocorrem juntamente com Butia lallemantii (butiá-anão), mirtáceas anãs e outras espécies de gramíneas e herbáceas formando a vegetação campestre no Bioma Pampa, na região das Missões e Campanha e está ameaçada pela retirada da vegetação original para introdução de monoculturas como a soja e a silvicultura. Vale lembrar que a vegetação da região mencionada acima tem importante função na manutenção dos ecossistemas campestres, principalmente no que se refere à degradação dos solos e a retirada da vegetação autóctone.
Para saber mais, entre em contato com o Curso de Ciências Biológicas da Urcamp, pelo telefone (53) 32428244, no ramal 212.
(Texto e foto: Bióloga, Dra. Anabela Silveira de Oliveira Deble, professora do Curso de Ciências Biológicas da Urcamp).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br