MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Uruguaios realizam ato de juramento à bandeira em Bagé

Publicada em 20/06/2019
Uruguaios realizam ato de juramento à bandeira em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento ocorreu pela primeira vez na cidade

Uma solenidade no Consulado Uruguaio marcou, pela primeira vez em Bagé, o ato de juramento de fidelidade à Bandeira Nacional. A cerimônia contou com 15 cidadãos naturais ou legalizados uruguaios, que receberam o certificado do órgão.

A cerimônia iniciou com o hino uruguaio e, logo em seguida, o cônsul Mario Liori realizou a leitura de uma carta do ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, falando da importância do ato e da data escolhida, que marca o aniversário de 155 anos do General José Artigas. O diplomata também contou a história da bandeira e leu o juramento.

O juramento de fidelidade à Bandeira é uma formalidade realizada desde 1940 no Uruguai. Ao menos uma vez na vida, todo o cidadão é obrigado a prestar, em ato público e solene, este juramento para receber uma certidão necessária para trâmites legais no país.

A dona de casa Beatriz Etchenagucia Bufao, de 71 anos, se emocionou durante a solenidade. Ela é natural de Taquarembó, casou com um brasileiro e vive em Bagé há 49 anos. "Nunca tive oportunidade de jurar a bandeira. Foi uma emoção. Mesmo no Brasil, o Uruguai sempre será o meu país", afirmou.

Já o médico veterinário e produtor rural Mario Antônio Castro, de 73 anos, é brasileiro, mas naturalizado uruguaio. Ele comentou que tem propriedade no Uruguai e procura participar de todas as solenidades. Ele tem cidadania e vota no país vizinho. "Nunca havia participado do juramento e foi uma oportunidade", reconheceu.

Ao final da solenidade, todos os participantes que realizaram o juramento receberam a certidão.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br