ANO: 25 | Nº: 6333
26/06/2019 Cidade

Associação resgata história de moradores do bairro Dois Irmãos

Foto: Divulgação

Escola e Capela foram fundadas em maio de 1949
Escola e Capela foram fundadas em maio de 1949
A Associação de Moradores do bairro Dois Irmãos está realizando o resgate histórico de seus moradores. A primeira homenageada foi à fundadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças e incentivadora da criação da capela que leva o mesmo nome, professora Ilza Torales da Cruz.
Conforme a presidente da entidade, Mara Regina Duarte Oliveira, o projeto surgiu para homenagear a escola e capela que completaram, nos dias 14 e 15 de maio, 70 anos de serviços prestados ao bairro. Mara conta que a professora Ilza ajudou a criar a escola e começou o projeto dando aulas particulares em uma casa de madeira. À época, ela conversou com o frei Mário e comentou sua intenção de construir uma escola.
De acordo com a presidente, a Vila Dois Irmãos era um local abandonado. Atendendo convite da professora, o frei visitou o local com a finalidade de formar um centro catequético. Mara salienta que foi apurado entre os moradores que, ao visitar o local, o religioso se deparou com um enorme galpão abandonado. O espaço foi adquirido. Isso aconteceu no dia 5 de julho de 1948, e, no mesmo ano, foi comprado um terreno escriturado para a Mitra Diocesana. “O velho casarão foi transformado em colégio e capela dedicada à Nossa Senhora das Graças, santa de devoção da professora”, relata.
No dia 15 de maio de 1949, foram inaugurados o colégio e a capela. Em procissão automobilística, foi conduzida a imagem da santa e entronizada a padroeira da capela, da comunidade e do bairro. Segundo Mara, a Associação vai seguir as pesquisas. “Não sabemos nada, nem o motivo de se chamar Dois Irmãos”, comenta. Ela pede para que quem tiver informações que possam ajudar na pesquisa procure a associação.
 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...