MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Associação resgata história de moradores do bairro Dois Irmãos

Publicada em 26/06/2019
Associação resgata história de moradores do bairro Dois Irmãos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Escola e Capela foram fundadas em maio de 1949

A Associação de Moradores do bairro Dois Irmãos está realizando o resgate histórico de seus moradores. A primeira homenageada foi à fundadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças e incentivadora da criação da capela que leva o mesmo nome, professora Ilza Torales da Cruz.
Conforme a presidente da entidade, Mara Regina Duarte Oliveira, o projeto surgiu para homenagear a escola e capela que completaram, nos dias 14 e 15 de maio, 70 anos de serviços prestados ao bairro. Mara conta que a professora Ilza ajudou a criar a escola e começou o projeto dando aulas particulares em uma casa de madeira. À época, ela conversou com o frei Mário e comentou sua intenção de construir uma escola.
De acordo com a presidente, a Vila Dois Irmãos era um local abandonado. Atendendo convite da professora, o frei visitou o local com a finalidade de formar um centro catequético. Mara salienta que foi apurado entre os moradores que, ao visitar o local, o religioso se deparou com um enorme galpão abandonado. O espaço foi adquirido. Isso aconteceu no dia 5 de julho de 1948, e, no mesmo ano, foi comprado um terreno escriturado para a Mitra Diocesana. “O velho casarão foi transformado em colégio e capela dedicada à Nossa Senhora das Graças, santa de devoção da professora”, relata.
No dia 15 de maio de 1949, foram inaugurados o colégio e a capela. Em procissão automobilística, foi conduzida a imagem da santa e entronizada a padroeira da capela, da comunidade e do bairro. Segundo Mara, a Associação vai seguir as pesquisas. “Não sabemos nada, nem o motivo de se chamar Dois Irmãos”, comenta. Ela pede para que quem tiver informações que possam ajudar na pesquisa procure a associação.
 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br