ANO: 26 | Nº: 6556
26/06/2019 Cidade

Obra de Henrique Tobal é atração da Semana Internacional da Espanha em Porto Alegre

Foto: Divulgação

A exposição "Henrique Tobal: um gênio espanhol em Bagé" foi inaugurada, ontem, no Instituto Cervantes (na Rua João Caetano, 285, no Bairro Três Figueiras), em Porto Alegre. O evento, que integra a Semana Internacional da Espanha, contou com a presença do embaixador daquele país, Fernando García Casas.
A mostra, que tem entrada gratuita, retrata a construção de prédios, através do acervo de plantas, detalhando a riqueza arquitetônica de Henrique Tobal. Toda sua inspiração é fruto da arquitetura espanhola.
Tobal se formou em Arquitetura e Escultura na Escola de Belas Artes de Madrid. Em 1911, com 25 anos de idade, chegou a Buenos Aires, de onde seguiu para Porto Alegre. Depois de rápida estada na capital, partiu para Bagé. Foi na Rainha da Fronteira que se tornou conhecido e admirado como arquiteto.

Instituto Cervantes
Com mais de 200 mil estudantes ao ano, o Instituto Cervantes é a maior instituição mundial dedicada ao ensino de espanhol. Conta com mais de 87 centros em 44 países de todos os continentes. Recebeu o Prêmio Príncipe de Asturias, em 2005, na categoria de Comunicação e Humanidades.

Mostra
Apresentada no ano passado, aos bajeenses, a exposição "Henrique Tobal: um gênio espanhol em Bagé" conta com a pesquisa histórica da diretora da Casa de Cultura, Heloísa Beckman, em que retrata a construção de prédios, através do acervo de plantas que detalham a riqueza arquitetônica que Tobal trazia de suas inspirações espanholas, além de exemplares da revista Phenix, sob a direção de Túlio Lopes.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...