ANO: 25 | Nº: 6458
27/06/2019 Cidade

Usina Termelétrica Pampa Sul recebe licença de operação do Ibama

Foto: Simôni Costa/ Especial JM

Estrutura está autorizada a gerar energia
Estrutura está autorizada a gerar energia

Com capacidade instalada de 345 megawatts e investimento total de R$ 2,5 bilhões, a Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) recebeu a Licença de Operação (LO) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O pedido de foi protocolado em março.

Ontem, a empresa publicou um edital informando a liberação da Licença de Operação, com validade de 10 anos. O documento também contempla a Barragem e o Reservatório J2, a Linha de Transmissão de 525 quilowatts (UTE Pampa Sul - Subestação Candiota) e a Correia Transportadora de Carvão, com capacidade de 550 toneladas hora T/h.

Na ocasião em que a usina fez a solicitação da Licença para o Ibama, foi encaminhado um relatório que reuniu todas as informações sobre os programas e condicionantes ambientais desenvolvidos pela área de meio ambiente da Usina, desde o início das obras, em 2015, até março de 2019.

Conforme preconiza a legislação do setor elétrico, a liberação da LO, pelo Ibama, é necessária para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emita a autorização para a entrada em operação comercial da usina.

Eletricidade a partir do carvão de Candiota
A Pampa Sul, termelétrica a carvão, erguida em Seival, no município de Candiota, é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova Usina por 25 anos, a partir de 2019. 
Nos últimos quatro anos, o canteiro de obras movimentou milhares de trabalhadores. Segundo informações repassadas pelo gerente regional da Engie Brasil no Rio Grande do Sul, Renato Schmidt Barbosa, em média 67% da mão de obra foi oriunda do Rio Grande do Sul, dos quais 45% foi do município de Candiota, 19% de Bagé, 7% de Pinheiro Machado e 5% de Hulha Negra. Os demais, 24%, foram de outros municípios do Estado.
A expectativa é que, durante a operação comercial da Pampa Sul, sejam mantidos, aproximadamente, 400 postos de trabalho diretos e indiretos. Para a usina, somente de trabalhadores diretos são, aproximadamente, 100 postos de trabalho.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...