MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Usina Termelétrica Pampa Sul recebe licença de operação do Ibama

Publicada em 27/06/2019
Usina Termelétrica Pampa Sul recebe licença de operação do Ibama | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrutura está autorizada a gerar energia

Com capacidade instalada de 345 megawatts e investimento total de R$ 2,5 bilhões, a Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) recebeu a Licença de Operação (LO) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O pedido de foi protocolado em março.

Ontem, a empresa publicou um edital informando a liberação da Licença de Operação, com validade de 10 anos. O documento também contempla a Barragem e o Reservatório J2, a Linha de Transmissão de 525 quilowatts (UTE Pampa Sul - Subestação Candiota) e a Correia Transportadora de Carvão, com capacidade de 550 toneladas hora T/h.

Na ocasião em que a usina fez a solicitação da Licença para o Ibama, foi encaminhado um relatório que reuniu todas as informações sobre os programas e condicionantes ambientais desenvolvidos pela área de meio ambiente da Usina, desde o início das obras, em 2015, até março de 2019.

Conforme preconiza a legislação do setor elétrico, a liberação da LO, pelo Ibama, é necessária para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emita a autorização para a entrada em operação comercial da usina.

Eletricidade a partir do carvão de Candiota
A Pampa Sul, termelétrica a carvão, erguida em Seival, no município de Candiota, é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova Usina por 25 anos, a partir de 2019. 
Nos últimos quatro anos, o canteiro de obras movimentou milhares de trabalhadores. Segundo informações repassadas pelo gerente regional da Engie Brasil no Rio Grande do Sul, Renato Schmidt Barbosa, em média 67% da mão de obra foi oriunda do Rio Grande do Sul, dos quais 45% foi do município de Candiota, 19% de Bagé, 7% de Pinheiro Machado e 5% de Hulha Negra. Os demais, 24%, foram de outros municípios do Estado.
A expectativa é que, durante a operação comercial da Pampa Sul, sejam mantidos, aproximadamente, 400 postos de trabalho diretos e indiretos. Para a usina, somente de trabalhadores diretos são, aproximadamente, 100 postos de trabalho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br