MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Conteúdo Patrocinado

Futebol americano para brasileiro ver e praticar

Publicada em 28/06/2019
Futebol americano para brasileiro ver e praticar | Conteúdo Patrocinado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto por WikiImages - Licença Pixabay

O Brasil aprendeu a gostar de futebol americano. A NFL está atraindo cada vez mais o torcedor brasileiro. Um dos eventos mais assistidos em todo mundo, e no Brasl também, é o Super Bowl, a grande final da liga americana. Uma prova do crescimento do futebol americano na preferência do brasileiro é que o Sunday Night Football, jogo que ocorre tradicionalmente nas noites de domingo, é o evento mais assistido na TV paga brasileira nesta faixa de horário. A audiência do jogo no Brasil registrou, no último ano, um crescimento de 33% em relação à temporada passada e só é menor que nos Estados Unidos e no México.

O número de praticantes vem crescendo no Brasil, ano após ano, de maneira profissional e também recreativa.  A mola propulsora do futebol americano no Brasil, foi a Carioca Bowl, liga disputada nas praias cariocas desde 2000.

Na região Nordeste, a LINEFA, a Liga Nordestina de Futebol Americano, organiza a disputa entre 12 equipes que se enfrentam em busca do título de campeão nordestino e uma vaga na Liga Nacional. No ano passado, o Recife Vikings e o alagoano CSA Guerreiros participaram pela primeira vez.

No Rio Grande do Sul, também cresce o gosto pelo esporte. Já existem vários clubes que, mesmo não disputando nenhuma divisão do Brasileiro, competem em torneios inter-regionais. Destaque para a equipe do Bulldogs FA, time de Venâncio Aires que representa o estado na Copa Sul de Futebol Americano e também disputa o Gaúcho Bowl (decisão do Campeonato Gaúcho), que neste ano ficou com o vice-campeonato. O time foi derrotado pelo Santa Maria Soldiers, por 40 a 0 na final.

A primeira divisão do campeonato nacional conta com 32 equipes divididas por regiões. Mas na verdade são registrados junto à Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) mais de 150 clubes, espalhados pelo país.  

No Brasil, o futebol americano é dividido em três modalidades: futebol americano com equipamentos (no estilo NFL), futebol americano de praia e o flag Football (futebol sem contato, mais leve). A CBFA organiza três torneios: BFA (Brasil Futebol Americano), nossa primeira divisão, a Liga Nacional (a Série B) e o Campeonato Feminino de Futebol Americano (chamado de Torneio Endzone).

O crescimento do futebol americano no Brasil não é mais uma aposta, é uma realidade. Por isso, a CBFA investe em torneios que promovem a modalidade. Com o crescimento do esporte no Brasil, equipes têm atraído cada vez mais investidores, que ajudam a desenvolver o futebol americano no país. São empresas que veem no esporte uma grande oportunidade de, além divulgar a sua marca, incentivar a prática do jogo da bola oval, principalmente para crianças e adolescentes.

Corinthians Steamrollers-SP, Palmeiras Locomotives-SP, Recife Mariners-PE, Flamengo Imperadores-RJ, Cuiabá Arsenal-MT, Coritiba Crocodilles-PR e o Galo FA são as principais equipes brasileiras no esporte. Elas compõem a primeira divisão nacional. O Galo FA é o atual campeão do BFA.

 

Jogos na NFL no Brasil

Já pensou assistir um jogo da temporada 2019/2020 da NFL no Brasil?

Pois é, o sucesso do futebol americano por aqui já é tão grande que poderemos ver, em breve, alguns astros do esporte no país. A Prefeitura da Capital paulista está estudando, como uma estratégia para o turismo, de trazer uma partida oficial de Liga Americana para a cidade. Representantes da competição já estiveram avaliando as condições para São Paulo receber um jogo do campeonato.

Isso seria novidade no Brasil, mas já acontece em países como a Inglaterra e México. Se for confirmado, a partida da NFL poderá ser realizada na Allianz Arena, na Arena Corinthians ou no estádio do Morumbi.

Público é que não faltaria para acompanhar esse jogo. É só conferir o crescimento da audiência no Brasil.  O jogo que garantiu o sexto título da NFL ao New England Patriots obteve índices 32% superiores na comparação com o Super Bowl em 2018, ficando em primeiro lugar na TV paga. Os telespectadores acompanharam a partida em torno de 1 hora e 33 minutos, 13% a mais que no ano passado.

Entenda como é disputada a NFL

A NFL é uma das maiores competições esportivas do mundo e um dos segredos do seu sucesso é a fórmula de disputa da competição. São 32 times divididos igualmente entre duas conferências: a NFC (Liga Nacional de Futebol) e a AFC (Liga Americana de Futebol). Sua temporada dura 17 semanas, sempre de setembro a dezembro, com cada franquia jogando 16 partidas e tendo uma semana de folga neste meio tempo.

Na próxima fase, seis times de cada conferência (quatro campeões de divisão e dois times de repescagem) avançam para os playoffs, em duelos de jogo único. São chamados de qualifying. Os dois campeões de cada conferência (NFC e AFC) se encontram na grande decisão da NFL, o tão aguardado Super Bowl. O jogo é realizado no primeiro domingo de fevereiro.

A última edição do Super Bowl aconteceu no dia 03/02 e o vencedor foi o O New England Patriots que bateu na final o Los Angeles Rams por 13 a 3 e conquistou o seu sexto título da NFL. O destaque da equipe é o quarterback Tom Brady, escolhido o melhor jogador da temporada (MVP) e considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, tendo ganhado o prêmio MVP em quatro temporadas.

Galeria de Imagens
Leia também em Conteúdo Patrocinado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br