MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei insere Marcha da Resistência no calendário oficial do Estado

Publicada em 28/06/2019
Lei insere Marcha da Resistência no calendário oficial do Estado | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A Marcha da Resistência agora integra o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul. A lei que formaliza a medida, proposta pelo deputado Sérgio Turra, do Progressistas, foi sancionada pelo governador Eduardo Leite, do PSDB, na quarta-feira, 26. O evento equestre é organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Em seu evento, o tucano destacou a importância de iniciativas parlamentares que ajudem as regiões do Estado. “Estamos aqui oferecendo aos municípios a condição de serem interesse cultural, a possibilidade de se integrarem ao calendário oficial do Estado. Estamos ajudando-os a se consolidarem como uma marca, um selo reconhecido que dá suporte a conseguir patrocínios e a unir uma comunidade em torno de uma vocação local, que pode ter, ainda, maiores benefícios econômicos, como é o caso da prova da Marcha da Resistência”, disse.
Com a publicação no Diário Oficial do Estado, ontem, a Marcha de Resistência de Jaguarão e a Marcha de Integração da ABCCC, realizada em Aceguá, passam a ser reconhecidas como interesse cultural do Rio Grande do Sul. Para o presidente da Associação, Francisco Fleck, a aprovação vai ao encontro do reconhecimento que já ocorre na sociedade gaúcha. “Estamos muito felizes, isso demonstra o valor cultural que tem a raça Crioula, um cavalo que foi forjado, naturalmente, há mais de 100 anos e tornou-se um patrimônio do Estado”, comemora.
A Marcha da Resistência é a prova reconhecidamente mais antiga realizada pela raça Crioula. Inspirado nas lidas campeiras das estâncias, o teste consiste em percorrer 750 quilômetros, divididos em três fases, durante 15 dias. Através dos resultados obtidos, é possível qualificar a resistência e a capacidade de recuperação do animal. A manutenção durante a prova é rígida. Quando os cavalos são colocados para realizar a prova, seus donos não são mais responsáveis pelo animal – os veterinários se tornam encarregados de manter o bem-estar físico e mental dos exemplares.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br